Água de reuso na indústria: responsabilidade econômica e social

 em Ambiental, Produção

Fazem poucas décadas que passamos a ter em mente que a água é um recurso finito e, portanto deve ser usado com responsabilidade, uma vez que, é um dos recursos essenciais à vida na Terra. Veja abaixo sobre a água de reuso: 

Temos a falsa impressão de que esse bem é abundante, visto que 71% da superfície da terra é coberta por água em estado líquido. No entanto, de toda a água disponível no planeta, somente uma pequena porcentagem é própria para o consumo humano. Aproximadamente 3,5% da água do planeta é doce, e dessa porcentagem cerca de 69% está nas geleiras.

A indústria sempre foi a principal responsável pela questão hídrica do planeta, devido a má utilização desse recurso desde seus primórdios. Mas atualmente, devido à mudança de mentalidade da população em relação à água, indústrias vem sofrendo uma grande pressão a respeito desse assunto, seja por parte dos consumidores ou até mesmo do próprio estado.

 

O que é a água de reuso?

O termo “reuso”, diz respeito a tudo aquilo que usamos mais de uma vez. Água de reuso, portanto, seria uma água que pode ser reaproveitada, seja dentro ou fora da produção de sua indústria.

 

Como a água de reuso pode ajudar a sua empresa?

Após a década de 90, indústrias começaram a mudar de postura quanto às águas de reuso, uma vez que sentiram a necessidade da mudança, já que seus produtos estavam com preços inacessíveis, devido a subida do preço da água.

Para assumir parte de suas responsabilidades com o meio ambiente no que diz respeito à água, indústrias dos mais variados setores começaram a virar o jogo com o reúso. Isso porque investir na água de reúso industrial representa não apenas uma forma de cuidar de um recurso que é essencial como matéria-prima e também em vários processos, mas também de reduzir custos.

Segundo uma pesquisa recente feita pelo professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Ivanildo Hespanhol, com 2.311 indústrias paulistas de médio e grande porte, aponta que o custo conjunto diário de consumo de água, sem reúso, é de cerca de R$ 1 milhão. Hespanhol estima que, sem grandes investimentos, é possível reusar cerca de 60% do total de água consumida em uma empresa. Ou seja, o custo total dessas 2.311 empresas com água cairia para cerca de R$ 400 mil por dia. 

 

Mas, como aplicar isso na minha empresa?

Para elaborar um projeto de reutilização de água nos processos industriais é preciso conhecer todas as etapas de produção, quantidade e qualidade de água empregadas em cada um dos processos, para estabelecer quais as formas de reutilização serão viáveis. Por via disso, o projeto para utilização da água de reúso deve ser personalizado para cada empresa.

Mas, em termos gerais, pode se dizer que a prática do reuso reduz a demanda sobre os mananciais, uma vez que diminui a exigência de retirada de água de fontes naturais, e pode ocorrer de duas formas: direta e indireta.

 

Mas o que seria direta e indireta?

No reúso direto, o tratamento da água é feito no próprio efluente que seria despejado no meio ambiente. No uso indireto, a água é captada de uma fonte já contaminada, num local um pouco mais abaixo de onde foram lançados os efluentes. Ou seja, a água utilizada no tratamento para o reúso é captada depois de lançada nos rios.

Outra alternativa para a redução de desperdício de água encontrada pelas empresas também é fazer a procura de indústrias, empresas de construção civil, prefeituras, comércio e transportadoras para comprar água de reúso se ela estiver disponível na região. 

Como você pode observar, reaproveitar água, além de ser bom para a sociedade e para o planeta, pode ser extremamente vantajoso economicamente.

Gostou da ideia da utilização de água de reuso na sua empresa? Entre em contato conosco! A CATALISA possui o direcionamento ideal e pode facilitar muito esse processo para você!

Postagens Recomendadas
Comentários
  • fabio rorigues teixeira
    Responder

    muito produtivo esse tema,gostei muito e vou me formar nessa area de meio ambiente.

Deixe um Comentário

misturadoresmicrocervejaria