Ambiental e Legislação

 A CATALISA tem interesse em unir a responsabilidade de estar em conformidade com a legislação ambiental com a otimização da produção industrial, oferecendo soluções como análise e adequação de emissões gasosas, implementação de sistemas de tratamento de efluentes, gestão de resíduos sólidos e consultoria ambiental e de desempenho.

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é um documento técnico exigido legalmente que contém as instruções a respeito do tratamento, da gestão e da destinação dos resíduos gerados por algum órgão ou empresa.

Aumento da segurança e bem estar no ambiente de trabalho;

Redução dos custos com o armazenamento, descarte de resíduos e compra de matéria-prima;

Melhoria na imagem da empresa através do Marketing Verde.

Licenciamento Ambiental

É o procedimento administrativo estabelecido pela Lei da Política Nacional do Meio Ambiente que licencia a instalação, a ampliação, a modificação ou operação de empreendimentos que se beneficiem de recursos naturais ou possuam impactos ambientais.

Possibilidade de utilizar do marketing verde;

Conscientização do empreendedor a respeito de suas obrigações e restrições ambientais;

Prevenção a penalizações à empresa, como multas e indenizações.

Destinação de Resíduos

A primeira etapa da destinação de resíduos envolve a avaliação e a classificação do resíduo sólido em reciclável e não-reciclável. Enquanto os resíduos recicláveis são separados para que possam ser beneficiado, podendo ser reincorporados ao processo produtivo, aqueles classificados como não-recicláveis são destinados a aterros, coprocessamento ou incineração, dependendo de sua características.

Reforça o compromisso socioambiental da empresa;

Possibilita a redução de custos por meio da reutilização de resíduos na produção;

Promove a organização e liberação de espaço.

Estudo de Impacto

É uma avaliação técnica das consequências das atividades da empresa sobre o meio ambiente. Após o estudo, é formulado o Relatório de Impacto Ambiental, documento público que resume de forma didática as informações coletadas pelo estudo.

Confere transparência ambiental à empresa;

Essencial tanto para a segurança de trabalho como para a regularização do negócio;

Possibilita o licenciamento ambiental.

FISPQ

Normalizada pela ABNT, a Ficha de Segurança de Produtos Químicos é um documento obrigatório para a comercialização de produtos químicos que contém informações sobre diversos aspectos das substâncias. Dividido em 16 seções, o documento contém informações relativas à saúde, à segurança e ao meio ambiente.

Viabiliza conformidade às exigências brasileiras;

Garante a segurança do trabalho;

Promove a responsabilidade ambiental da empresa.

Encontre a solução para o seu negócio

A CATALISA é a Empresa Júnior do curso de Engenharia Química da UFRGS. Formada por graduandos dos cursos de Engenharia, conta com o apoio de um renomado corpo docente. Seus consultores oferecem os melhores serviços personalizados, promovendo soluções de qualidade para o seu negócio.

CONTATO
(51) 3308-4076
ATENDIMENTO

Avenida Paulo Gama, 110 

Porto Alegre - RS

De segunda à sexta 
08:00 - 12:00
13:30 - 17:30
  • LinkedIn Catalisa