Cuidados e manutenção de equipamentos: como uma avaliação preventiva pode gerar resultado dentro da sua empresa!

 em Ambiental, Produção, Química

Você conhece a importância dos cuidados e da manutenção de equipamentos de processos industriais?

Denominam-se equipamentos de processo os equipamentos estáticos em indústrias de processamento, que são as indústrias nas quais materiais sólidos ou fluidos sofrem transformações físicas e/ou químicas ou as que se dedicam à armazenagem, manuseio ou distribuição de fluidos. Dentre essas indústrias citam-se as refinarias de petróleo e suas precursoras (prospecção e extração de petróleo), as indústrias químicas e petroquímicas, grande parte das indústrias alimentícias e farmacêuticas, a parte térmica das centrais termoelétricas e os terminais de armazenagem e distribuição de produtos de petróleo, entre outras (TELLES, 1979).

Mas afinal qual a importância da manutenção desses equipamentos?

Um processo de manutenção adequado tem um grande impacto na qualidade da produção, pois possibilita criar as condições ideais de operação de máquinas e equipamentos, aum/entar a produtividade, garantir os prazos de entrega, reduzir custos e evitar perdas e desperdícios. Entre os diversos equipamentos de processos lavadores de gases e injetoras de plástico são amplamente utilizados:

 

Lavadores de gases

Lavadores de gases são sistemas de tratamento de emissões atmosféricas desenvolvidos para realizar a retenção e neutralização destes componentes químicos gasosos. Quando em operação, este equipamento ajuda a controlar a poluição do ar, removendo materiais particulados do ambiente. Dessa maneira, a absorção de gases é efetuada através do contato do fluxo gasoso com gotas de líquido, através de sprays, colunas de enchimento ou outros equipamentos. Para cada tipo de gás deve ser usado um líquido em particular. Esses equipamentos são utilizados nas mais diversas indústrias como: papel e celulose, metais, siderurgia, mineração, têxtil, tratamento de água, química, farmacêutica, alimentícia, petroquímica, entre outros. Lavadores de gases não requerem grandes investimentos para a sua manutenção. Entretanto, algumas precauções para evitar a formação e proliferação de bactérias são necessárias. Além disso, é recomendada a limpeza periódica destes equipamentos para a manutenção da sua eficiência.

Injetoras de plástico

A máquina injetora de plástico é utilizada no processo de fundir e moldar polímeros de acordo com a peça que será criada no processo. Nessa operação, o plástico é aquecido e injetado em um molde, que em seguida é resfriado e, então, aberto para a extração da peça. Na indústria do plástico, a injetora é um dos itens mais procurados, principalmente por causa dos resultados que oferece, como alta produtividade, rapidez e qualidade dos produtos finais. As injetoras de plástico são máquinas complexas e exigem alta precisão para que os produtos obtenham alta qualidade. Por isso, uma boa manutenção preventiva é a melhor forma de garantir que a produção dessas máquinas na indústria ocorra com o mínimo de irregularidades possível. A manutenção também é importante para aumentar a vida útil desse tipo de equipamento e a sua produtividade.

Ficou interessado em como uma avaliação preventiva pode gerar resultado dentro de uma empresa? Entre em contato conosco! A CATALISA possui alguns cases de sucesso na área/o direcionamento ideal e pode facilitar muito esse processo para você!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário