Descubra porque você precisa de um scrubber

 em Produção
Se você já conheceu ou trabalhou em uma indústria que produz gases de escape, provavelmente já ouviu falar em lavadores de gases! Mas para que servem ou como funcionam? Ou, até mesmo, por que é importante ter um?
 
O lavador de gás ou scrubber é um sistema usado para remover substâncias nocivas dos gases de escape industriais antes de serem liberados no meio ambiente. O equipamento utiliza um mecanismo de água pulverizada e bicos pressurizados, permitindo a retirada de partículas de gases e de vapores no ambiente, na fumaça emitida e em emissões atmosféricas no geral.
 
O processo de funcionamento do scrubber acontece devido à colisão de partículas com um sistema de lavagem no qual um fluido, geralmente a água, neutraliza os gases, tornando-os inofensivos para o meio ambiente e para as pessoas.
 

Agora que você sabe como o lavador de gás funciona pode estar se perguntando: “Será que é mesmo necessário ter um na minha empresa?”. A resposta é clara: Com certeza!

 

Ao coletar material particulado e gases ácidos, a quantidade de diferentes poluentes que podem sair da planta e serem introduzidos no meio ambiente é drasticamente reduzida. Isso aumenta a qualidade do ar e reduz os riscos à saúde de pessoas que podem entrar em contato com os diferentes poluentes.
 
Se você ainda não está convencido, a resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) N° 382/2006 estabelece limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos para fontes fixas. Segundo a resolução, o lançamento de materiais em qualquer estado (sólido, líquido ou gasoso) na atmosfera deve ser tratado a fim de eliminar resíduos tóxicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Para saber mais acesse o site do CONAMA. Todo gás gerado em processos produtivos precisa ser tratado antes de sua liberação na natureza e os lavadores de gases garantem uma das formas mais eficientes de tratamento.
 
Ficou interessado ou quer saber mais sobre o assunto? Fale conosco!
Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário