Veja como destinar seus resíduos corretamente e lucrar com isso!

 em Ambiental
Na sua empresa há grandes volumes de resíduo gerado e você não sabe a melhor opção para destiná-lo? Será que seu resíduo pode ser aproveitado em outro processo? Quão alto é seu gasto com o descarte? Acredito que você já tenha feito esses questionamentos para si mesmo, mas ainda não encontrou alguma forma de contornar essa situação. Provavelmente, em virtude da correria do dia a dia, essas questões acabam ficando em segundo plano. Talvez esse seja o momento perfeito para você realizar um estudo de destinação de resíduos.
 
No estudo em questão, o primeiro passo a ser dado é a verificação da possibilidade do resíduo ser novamente incorporado no processo produtivo. Caso seja inviável, o resíduo então é avaliado sendo caracterizado como reciclável ou não reciclável. Após a avaliação, se o resíduo for reciclável, ele é encaminhado diretamente para empresas que realizam o serviço. Mas e se ele não for reciclável?
 
Mesmo que estejamos lidando com materiais não recicláveis, existem formas de contornar o problema. Muitas vezes, o material pode ser aplicado a outro processo produtivo. É o que acontece, por exemplo, com os resíduos de EVA (Espuma Vinílica Acetinada) que podem ser utilizados como agregado para concreto leve na construção civil. Como esse material terá uma aplicação, as empresas geralmente cobram valores muito menores para receber o resíduo, podendo até, em alguns casos, comprá-lo. Logo, você estaria reduzindo seus gastos com a destinação.
 
No momento em que se esgotam as opções lucrativas de destinação, apenas nesse caso o rejeito é levado para locais ambientalmente adequados, como os aterros sanitários. Vale ressaltar que para cada tipo de resíduo existem determinadas categorias de aterro que podem recebê-lo. Lembre-se que o descarte em aterro é a última opção a ser considerada. O devido entendimento e conhecimento sobre como seu resíduo pode ser destinado é de extrema importância.
 
Mas quais são os benefícios da destinação correta? Inúmeros, principalmente relacionados ao meio ambiente e à redução de custos. Consequências positivas como diminuição da poluição, redução de gastos com limpeza urbana e aumento de vida útil dos aterros são alguns dos efeitos positivos decorrentes desse descarte consciente.
 
Assim, para uma destinação de resíduos bem executada, é preciso pesquisar, analisar e mapear todos os aspectos com relação ao resíduo, e qual o seu potencial na utilização em outro processo.
 
Na CATALISA, realizamos esse serviço personalizado para sua empresa. Em geral o tempo estimado do projeto é de 2 meses e custa a partir de 2500 reais. Ficou curioso? Então clique aqui para ver como ajudamos uma empresa do ramo calçadista com essa questão, e, se desejar, entre em contato conosco para qualquer esclarecimento.
Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário