Dia mundial da alimentação e sua relação com a indústria

 em Ambiental, Produção

Você sabe por que o dia mundial da alimentação é comemorado?

Esse evento, com o passar dos anos, tornou-se um dos dias mais celebrados no calendário da ONU.  O dia surgiu como uma maneira de disseminar um debate global para alarmar nosso comportamento com a comida nos dias atuais, e o futuro dele. Comemorado desde 1981, o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, é alusivo a data de criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.

Cada ano, é escolhido um tema relacionado aos problemas alimentares mundiais, e são desenvolvidas ações para combatê-las. Desde sua primeira comemoração, o Dia Mundial da Alimentação aborda temas diferentes no intuito de potencializar a conscientização de pessoas de várias áreas e contextos, descentralizar investimentos e viabilizar o acesso de todos à alimentação.  

Neste ano, o tema é “Cresça, alimente, sustente. Juntos”, onde lança um apelo à solidariedade global, dentro do cenário de pandemia de Covid-19, para ajudar as pessoas mais vulneráveis a se recuperar e tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis, fortes e resilientes. 

Como isso afeta você e sua indústria?

O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Francisco Cavalcanti de Almeida, esclareceu no evento que o avanço tecnológico do momento requer inovação em toda a cadeia produtiva, em virtude da demanda mundial por alimentos seguros. “Hoje, o mundo tem 7,5 bilhões de pessoas, com expectativa de chegar a 9,6 bilhões de habitantes, em 2050, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Como alimentar tanta gente?

No relatório anual da FAO, de 2019, foi apontado uma estimativa de que cerca de 14% dos alimentos do mundo são perdidos da pós-colheita ao varejo, ou seja, antes mesmo de chegar ao consumidor. Ainda de acordo com o levantamento, a América Latina e Caribe tem uma perda de 11,6%. Isso precisa e está em fase de melhoria, 

O que é a tecnologia de alimentos?

A ciência estuda técnicas e princípios envolvidos durante o processamento e conservação de substâncias alimentícias. Além de ajudar na fabricação de produtos alimentícios de maneira inovadora, a tecnologia dos alimentos busca formas de mantê-los seguros, saudáveis ​​e nutritivos – resistentes a danos naturais, como bactérias e outros microrganismos. Seus principais objetivos são:

Atuante em diversas áreas do ramo alimentício, como laticínios, peixes, frutas e vegetais, carnes e aves, confeitaria e grãos, esse tipo de inovação se pauta hoje também na conveniência para trabalhadores e na substituição de métodos de cultivo de alimentos que prejudicam o meio ambiente.

“Comer melhor significa apoiar os pequenos agricultores, redistribuir renda, respeitar a natureza e nutrir o mundo com comida de verdade. No Dia Mundial da Alimentação temos o compromisso público e político de despertar e viabilizar uma nova consciência alimentar”, ressaltou o Representante da FAO no Brasi, Rafael Zavala, durante o segundo dia das comemorações do Dia Mundial da Alimentação 2019.

Por parte da engenharia, a discussão e auxílio tem como pauta a constante otimização de indústrias, em suas diversas áreas. Para isso, é recomendado uma orientação personalizada, uma vez que existem inúmeras áreas a serem otimizadas.

Você tinha ideia da dimensão desse evento? Você acha quea sua empresa pode se beneficiar com esse tipo de orientação? Entre em contato conosco! A CATALISA possui o direcionamento ideal e pode facilitar muito esse processo para você!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário