Embalagens Biodegradáveis: o que são e quais tipos existem?

 em Ambiental

Com o acúmulo de lixo cada vez maior, nota-se um aumento na procura de empresas por embalagens mais sustentáveis. Mas o que são essas embalagens biodegradáveis? 

As embalagens biodegradáveis são aquelas que se decompõem naturalmente a partir da atuação de microrganismos aeróbios (aqueles que necessitam de O2 para se desenvolver), em um intervalo pequeno de tempo. Dessa forma, esses materiais são melhor absorvidos pelo solo e pela água. Consequentemente, o impacto ambiental gerado é menor.

Quais são os tipos de embalagens biodegradáveis existentes?

Papel – sua composição é a celulose. Utilizada há mais de 10 mil anos, é uma opção muito utilizada e de fácil acesso. Além disso, ela também pode ser reciclada, o que ajuda muito no quesito sustentável. 

PLA – o poliácido lático (PLA) é um tipo de plástico criado para substituir o plástico convencional. A sua produção ocorre através da fermentação de vegetais ricos em amido, feita por bactérias, gerando o ácido lático. Além de sua alta gama de utilizações (sacolas, embalagens alimentícias, cosméticos e muitos outros), é biodegradável, reciclável e compostável. 

Celofane – as embalagens provenientes de celofane também são compostas de celulose. Com isso, também possuem uma alta variedade de aplicações, porém não é indicada para líquidos, pois tende a absorver a umidade.

Oriundas de resíduos vegetais – existem também as embalagens feitas a partir de resíduos vegetais, como por exemplo: bagaço de cana de açúcar, amido de milho, casca de mandioca, etc. Suas aplicações dependem de acordo com o resíduo e com a necessidade.

Vale ressaltar que cada embalagem possui uma aplicação mais adequada, por isso é importante ter isso em mente na hora de escolher um dos tipos citados. Além disso, seus custos variam, algumas podem ter valores acima se comparados com as embalagens convencionais. Por isso, é necessária uma pesquisa de viabilidade.

Ademais, também é importante ressaltar que para que ocorra a degradação efetiva desses materiais, é necessário que eles sejam destinados corretamente para uma central de compostagem. Se forem descartadas em lixões e aterros, são destinados como lixo comum. 

As embalagens biodegradáveis apresentam diversos benefícios para a empresa que as usa, incluindo uma menor geração de resíduos e uma imagem mais sustentável. O impacto é gerado pela influência positiva que essas empresas têm no mercado, o que leva a uma substituição gradual das embalagens convencionais por essa biodegradável. Conforme a preocupação ambiental aumenta e amadurece, vê-se a necessidade de investir em alternativas mais conscientes

Deseja desenvolver ou utilizar na sua empresa uma embalagem biodegradável? Entre em contato conosco!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário