Indústria de celulose: como aumentar a produção e qualidade do produto

 em Produção

A inovação dentro da indústria papeleira é uma forma de levar melhorias para dentro da empresa, aumentando a performance de produtividade e tecnologia. Saiba abaixo quais os problemas que a falta de inovação na indústria da celulose pode acarretar e como mudar o cenário da sua empresa! 

O que é a celulose? 

A celulose, componente básico dos tecidos vegetais, que dá rigidez e firmeza às plantas, é útil por suas numerosas aplicações. Ela é um carboidrato do tipo polissacarídeo, formada por monômeros de glicose, é a molécula orgânica mais abundante do planeta e consiste em até 50% da composição da madeira.

Ela é um dos materiais mais presentes no cotidiano ela serve como matéria-prima para diversos tipos de papel, fraldas descartáveis, tecidos, papel higiênico, absorventes, enchimento de comprimidos, emulsionantes, espessantes e estabilizantes de alimentos industrializados (como hambúrgueres e queijo ralado), adesivos, biocombustíveis, materiais de construção entre outros.

 

Quais os problemas que a falta de inovação pode acarretar?

 

A falta de inovação no setor pode acarretar em alguns problemas: 

 

Cultura: A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa. A questão da cultura organizacional de uma empresa é um fator extremamente importante quando falamos em inovação, afinal de contas, suas falhas significam estagnação do processo e perdas no meio produtivo. 

 

Ferramentas/estratégia: A deficiência de ferramentas para estratégias de inovação impacta diretamente na empresa em aspectos de planejamento e desenvolvimento comercial, perdendo espaço no mercado externo. 

 

Planejamento: A ausência de planejamento via gerência para melhoria dos processos da fábrica, pode interferir em questões como déficit em inteligência artificial, inovação de um produto final e/ou reaproveitamento de matérias primas.

 

Pesquisa: A falta de aperfeiçoamento e pesquisa faz com que a empresa continue no cultivo das mesmas ideias, consequentemente permanecendo com a mesma sistemática de desenvolvimento.

 

Investimento na indústria de celulose

 

No Brasil, o segmento de papel e celulose tem grande eficiência de mercado e sua alta competitividade é explicada, principalmente, pelas condições de clima e solo favoráveis, investimento em florestas plantadas e em pesquisas.

Segundo dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), em 2019, o país se manteve como segundo maior produtor de celulose, atingindo 19,7 milhões de toneladas fabricadas, seguindo como referência mundial na produção.

De acordo com o levantamento, a indústria de base florestal fechou 2019 com US$ 10,3 bilhões de saldo na balança comercial, o segundo melhor resultado dos últimos 10 anos. Além disso, as exportações somaram cerca de US$ 11,3 bilhões, o equivalente a 4,3% das exportações brasileiras.

A distribuição geográfica da produção de papel e celulose é bem ampla, mas existe uma relação direta com o mercado consumidor, estando a maioria espalhada nas regiões Sul e Sudeste do País.

 

Tendências de inovação na indústria da celulose

 

O Instituto Senai levantou algumas tendências que já podem ser observadas e deverão se intensificar no setor:

 

Utilização de fibras celulósicas em substituição ao plástico

Considerando a longa decomposição do plástico, muitos produtos já estão procurando soluções em papel, que tem um tempo de degradação muito menor. 

 

Barreiras para papel (sem derivados de petróleo)

Derivados de petróleo, como polietileno, são utilizados em aplicações que exigem resistência à água, mas cresce a busca por soluções biodegradáveis. 

 

Valor agregado a subprodutos

Há uma tendência de aproveitamento de subprodutos, com uso de lignina, finos, cascas, areia das caldeiras, entre outros. Além do fator de sustentabilidade, a empresa pode obter receita a partir da venda dos produtos. 

 

Aplicações para nanocelulose

A nanotecnologia de uma maneira geral é uma tendência na indústria e a nanocelulose tem uma característica de resistência mecânica que pode ser útil em aplicações diversas. 

 

Controle crítico para manutenção preditiva

Com uso de inteligência artificial, a manutenção preditiva pode ser ainda melhor desenvolvida, afinando a medição e armazenagem de dados, antecipando falhas e quebras, com menor perda de produção.

 

Saiba por que sua empresa deve elaborar o plano de gerenciamento de resíduos

 

Analisar a importância da inovação presente dentro de uma fábrica é evitar falhas produtivas, o aumento de praticidade na execução de atividades que envolva algum risco de intervenção a equipamentos, utilizando tecnologias para melhoria de processos do controle fabril, criando uma gestão e disseminando uma cultura inovadora para fábrica, levantando novas oportunidades para devidos problemas operacionais e fomentando ferramentas que auxiliem a inovar trazendo o engajamento no tema abordado.

As áreas de P & D de empresas de papel e celulose têm buscado soluções no desenvolvimento de novos materiais, aproveitamento de coprodutos e novos mercados para aplicação da celulose.

Existe, também, um constante investimento na melhoria dos processos, visando ganhos de produção e qualidade no produto final, a fim de atender a um cliente cada vez mais exigente, que prioriza o consumo de produtos certificados e com responsabilidade ambiental.

 

Como podemos te ajudar? 

Nós da CATALISA visamos o aumento de produtividade e evitar desperdícios. Nossos projetos são personalizados, levando em consideração as particularidades do processo produtivo de cada cliente. Torne o processo produtivo de sua empresa mais eficiente, dinâmico e adaptável através da aplicação de diferentes métodos de produção enxuta! Planeje e organize sua empresa desde a linha de produção até o dimensionamento de equipamentos, garantindo a alta performance da sua linha de produção! 

Clique na imagem abaixo e entre em contato para receber a sua solução personalizada!

 

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

produção de cosméticos