Certificação ISO 14001: diferencial e competitividade empresarial

 em Ambiental

Você sabe o que é a ISO 14001?

É uma norma internacional que discorre sobre como colocar um sistema de gestão ambiental eficaz em vigor baseado em consensos e aspectos relevantes para o mercado, que apoiem a inovação e proporcionem soluções para os desafios globais dentro da sua empresa. Ela é projetada para ajudar sua empresa a adequar responsabilidades ambientais aos seus processos internos e a continuar sendo bem sucedida comercialmente. Ainda, torna possível prover um crescimento da empresa, por meio da redução do impacto ambiental.
 
No Brasil, a norma tem a versão brasileira representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), intitulada como NBR ISO 14001.
 

Quais seus principais objetivos?

A Norma ABNT ISO 14001 tem como objetivo principal especificar os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental possibilitando que todas as organizações, independentemente do seu porte, desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios, produtos e serviços.
 
Para sua organização ser tida como sustentável, ela deve estar preocupada em como suas ações irão impactar adversamente o meio ambiente (ar, solo e água).
 

O que ela pode trazer de benefícios para sua organização?

Quando uma indústria é certificada com um Sistema de Gestão Ambiental reconhecido internacionalmente ela possui diversas vantagens para seu negócio, como:
 
  • Melhorar a eficiência ao usar materiais naturais na sua linha de produção.
  • Diminuir o custo operacional do seu negócio – com descartes de produtos. Reduzindo, dessa forma, desperdícios e aumentando a eficiência do processo produtivo. Além disso, a redução desses custos previne a poluição.
  • Aumento da rentabilidade – a queda nos gastos com energia e resíduos melhora a rentabilidade da empresa como um todo.
  • Aumentar a confiança de stakeholders – uma vez que sua indústria estará seguindo boas normas e contribuindo para cuidar do ambiente, seus resultados serão alavancados.

Como ela pode ser implementada?

É preciso seguir alguns passos estratégicos para que essa validação se torne efetiva, como:

  • Verificação de requisitos: com ajuda de uma consultoria especializada, identifique os aspectos bem como os impactos ambientais gerados pela sua empresa e qual a legislação aplicável em cada caso. Entenda todos os processos da sua organização e defina sua Política Ambiental;
  • Implementação dos requisitos: feito com auxílio de um especialista, também, de modo a garantir um processo seguro e rápido no qual tudo que foi planejado possa vir a ser executado. Nesta etapa, também são criados manuais e procedimentos que auxiliarão a organização a manter as novas rotinas;
  • Treinamento: as novas rotinas precisam ser do conhecimento de todos aqueles que interferem na organização. O treinamento das pessoas garante que elas estejam conscientes sobre os novos requisitos da empresa e trabalhem alinhadas ao mesmo propósito;
Pode-se perceber que essa implementação é muito pertinente e necessária nos tempos em que vivemos. E, além disso, ela pode alavancar o sucesso da sua empresa, tendo em vista que contribuindo para um meio ambiente mais próspero, terá uma visibilidade diferenciada e superior frente às demais.
 
Gostou da idéia? Melhore seu desempenho ambiental! Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar!
Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário