Maquiagem e sustentabilidade: saiba como aproveitar o marketing verde

 em Ambiental, Produção, Química

A indústria avassaladora de maquiagem e produtos cosméticos surpreende a todos os investidores a cada período que passa, visto que, mesmo com o país passando por uma época de pandemia a qual dura mais de um ano, tais setores de higiene pessoal sempre são os responsáveis por gerar um faturamento bilionário e crescimento exponencial assombroso. Segundo a Euromonitor International, o Brasil é o quarto maior no mercado mundial de maquiagem, portando um faturamento anual de 29,62 bilhões de dólares. No que tange a esse tópico, de acordo com a Goldstein Research, evidencia-se que há a previsão de até 2030 tal setor crescer a uma taxa composta anual de 4,76%, dado muito relevante quando se compara o gigante mercado de oportunidades que caminha em conjunto na indústria. Saiba mais sobre maquiagem e sustentabilidade. 

É primordial destacar que ao se iniciar um novo negócio atrelado à maquiagem e higiene pessoal ou caso se queira crescer o empreendimento já estabelecido, deve-se prestar atenção em alguns fatores que podem auxiliar muito a evitar futuros investimentos equivocados. Assim, aspectos como definir com exatidão a linha de produtos que serão comercializados, conhecer e entender as normas e leis interligadas a esse setor, além de avaliar o mercado vigente e quais as tendências e previsões para os próximos anos são passos essenciais e que devem ser respeitados. 

 

A oportunidade sustentável 

Um dos três maiores cuidados que o brasileiro tem ao comprar um produto é analisar se a mercadoria detém algum suporte sustentável, logo, é por conta desse detalhe que definir com exatidão a linha de maquiagem a ser formulada é tão importante, visto que o gestor precisa ter a base teórica correta sobre tanto os ingredientes a serem utilizados quanto os modelos e tipos de produtos que ele visa comercializar. Desse modo, o IBD (Instituto Biodinâmico), associação responsável por regulamentar e certificar os produtos orgânicos e biodinâmicos, considera que, no Brasil, há três tipos específicos em que podem ser classificadas as maquiagens (e quaisquer outros produtos cosméticos): vegana, natural e orgânica. 

Maquiagem vegana: os produtos veganos são aqueles os quais não possuem ingredientes derivados de origem animal, além de que não incluem também testes de produtos em animais para a possível comercialização, isto é, são “cruelty free”. É interessante chamar a atenção que essa categoria de maquiagem vem ganhando muito espaço nas prateleiras nas últimas décadas por conta principalmente da propagação da conscientização a favor do meio ambiente e do aumento de popularidade de movimentos sociais atrelados às causas veganas. No entanto, observa-se que apenas pelo fato da maquiagem ser vegana não significa que ela não pode conter ingredientes sintéticos em sua composição. 

 

Maquiagem natural: seguindo essa linha de raciocínio, salienta-se que as maquiagens as quais não portam nenhum ingrediente sintético são chamadas de naturais, porém, é interessante você se atentar que é necessário a formulação ter obrigatoriamente 95% de produtos naturais em sua composição e o restante sendo preenchido por apenas componentes orgânicos, esses que devem ser livres de metais pesados. É significante frisar que a maquiagem natural pode sim deter ingredientes de origem animal em sua formulação, no entanto, são inúmeras as empresas que não fazem os testes em seres vivos, acompanhando a metodologia cruelty free. 

 

Maquiagem orgânica: ao contrário da maquiagem natural, nesse tipo de cosmético a obrigação é deter 95% de sua composição destinada somente à matéria-prima orgânica, consequentemente, a formulação não possui qualquer ingrediente tóxico. O mais interessante e vantajoso perante esse modelo está vinculado ao fato das chances do corpo humano gerarem qualquer reação alérgica serem muito baixas, detalhe que auxilia imensamente tanto para o consumidor quanto para o empreendedor o qual almeja buscar por clientes fidelizados. 

 

Com base nisso, depreende-se que, segundo informações divulgadas pela Nielsen, itens com teor mais sustentável possuem a capacidade de se alavancar com maior facilidade no mercado. Além do mais, maquiagens e produtos de higiene pessoal em um geral os quais são formulados com ingredientes naturais apresentam um progresso de crescimento de 124%, enquanto os veganos demonstram ritmo de crescimento 61% maior em comparação às linhas de cosméticos não sustentáveis. Assim, esses dados demonstram com muita destreza o motivo de que conhecer o mercado vigente de maquiagem e quais as tendências para os próximos anos torna-se tão significativo. 

 

Cuidados ao investir no setor 

Entendemos e compreendemos até o momento que investir nesse caminho mais sustentável em relação à produção de maquiagem é essencial, tanto para o mercado recheado de oportunidades quanto para o próprio empreendimento. Portanto, é primordial acentuar que o gestor necessita também conhecer e entender perfeitamente o processo de formulação dessa mercadoria, pois esse passo é fundamental para localizar as possíveis falhas do cosmético ou ainda compreender maneiras de lapidar o produto a fim da sua qualidade aumentar. 

Seguindo essa linha de raciocínio, após a formulação passar pela etapa de desenvolvimento, observa-se que é sempre importante ajustá-la, isto é, identificar as proporções de cada componente e fazer o ajuste a partir dos ingredientes que necessitam ser modificados ou adicionados até atingir o modelo exemplar, tarefa que pode não se mostrar tão simples caso não haja o estudo e análise corretos perante tanto à fórmula especificada quanto ao produto. 

Além disso, caso você já possua uma empresa bem estabelecida no ramo, destaca-se que analisar as maneiras de inovar e investir na potencialização do próprio negócio são sempre fundamentais, principalmente quando se raciocina sobre as oportunidades que a indústria de maquiagem têm a oferecer e a iniciativa de fortalecer e incrementar o empreendimento avaliadas. 

 

Está pensando em entrar no segmento de maquiagem ou gostaria de entender mais a respeito da possibilidade de potencializar a sua empresa? A CATALISA pode facilitar muito esse processo para você! Entre em contato conosco! 

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