4 métodos de trabalho que irão alavancar sua produtividade

O que pode ser considerado uma boa produção? Boa produção é aquela que utiliza seus recursos e matérias-prima para fornecer produtos finais de qualidade. Porém, há outro parâmetro a ser levado em conta nessa equação: a produtividade.


Produtividade é um indicador medido em função de duas variáveis, horas necessárias para fabricar um volume de produto divido pelo número total de horas disponíveis para essa produção. Melhorar a produtividade não significa aumentar a quantidade de trabalho e sim tirar o máximo de proveito dos recursos disponíveis para aumentar a própria produção.



Algumas ações bem simples podem ser um grande sinal de alerta para sua empresa, como:


• Desperdício de matéria-prima;


• Máquinas com problemas gerando produtos defeituosos;


Descarte de material sem reaproveitamento ou reciclagem.


O tamanho da produção pouco importa, já que aumentar a produtividade industrial trará apenas benefícios, melhorando os lucros brutos e mantendo a competitividade. Contudo, para isso, é de suma importância desapegar-se de certos vícios que limitam o processo produtivo e abrir a mente para uma cultura organizacional mais forte que certamente ampliará sua produtividade.


A seguir, estão listadas 4 metodologias de trabalho que ajudarão a alavancar a produtividade da sua empresa.


1. 5S


O 5S é uma ferramenta pensada para nos ajudar a formar uma cultura de disciplina, identificar situações problema e gerar oportunidades de melhoria no ambiente de trabalho. A proposta dessa metodologia é bem clara: minimizar o desperdício de recursos e espaço a fim de maximizar a eficiência operacional.


Em organizações que usufruem do 5S, há um desenvolvimento de uma melhoria contínua na destinação de todos os materiais utilizados, melhorando o clima organizacional, a produtividade e, por consequência, a motivação dos funcionários. A metodologia tem origem japonesa e constitui-se de 5 pilares: seiri (senso de utilização), seiton (senso de organização), seiso (senso de limpeza), seiketsu (senso de padronização) e shitsuke (senso de disciplina). Essas palavras individualmente buscam despertar a atenção para um senso de responsabilidade.


2. Kanban


Kanban, assim como o 5S, tem origem japonesa e significa “cartão” ou “sinalização”. O conceito se relaciona com o uso de cartões (post-its ou até mesmo cartões eletrônicos em plataformas online criadas para isso) que indicam o andamento da produção em empresas de fabricação em série.


Nos cartões são escritas ações ou tarefas a serem realizadas, por exemplo: “para executar”, “em andamento” e “finalizado”. A empresa de automóveis Toyota foi a responsável por introduzir essa metodologia em função da grande necessidade de manter um processo eficaz no sistema de produção em série mantido por eles.


3. Kaizen


A tradução do termo japonês significa “mudança para melhor”. A metodologia Kaizen é utilizado para transmitir o senso de melhoria contínua em geral. No que diz respeito ao meio empresarial, o Kaizen nos permite baixar os custos e otimizar a produtividade.


É importante ressaltar que essa prática empresarial visa o bem do funcionário da indústria em questão, uma vez que o tempo utilizado na produção é o melhor indicador de competitividade. Ademais, o Kaizen objetiva identificar e eliminar os desperdícios recorrentes na empresa, sejam eles em processos produtivos, produtos finais, revisão de maquinário ou processos administrativos.


4. Six Sigma


É um grupo de ferramentas utilizado para avaliar um processo específico ou uma produção por completo, ferramentas essas que servem para inspecionar da forma mais apropriada a qualidade de uma empresa, usina ou fábrica. Dessa forma, é possível avaliar e controlar o processo produtivo caso surja algum defeito ou anomalia na produção. Esse método torna possível mapear e propor uma ação reparadora a tempo de não comprometer o resultado final.


A metodologia Six Sigma possui três objetivos: reduzir custos, otimizar produtos e processos e, por fim, satisfazer o cliente.


Ficou interessado em aumentar a produtividade da sua empresa? Confere nosso serviço de Otimização de Processos! Ficaremos muito felizes em ajudar você!


A CATALISA é a Empresa Júnior do curso de Engenharia Química da UFRGS. Formada por graduandos dos cursos de Engenharia, conta com o apoio de um renomado corpo docente. Seus consultores oferecem os melhores serviços personalizados, promovendo soluções de qualidade para o seu negócio.

CONTATO
(51) 3308-4076
ATENDIMENTO

Avenida Paulo Gama, 110 

Porto Alegre - RS

De segunda à sexta 
08:00 - 12:00
13:30 - 17:30
  • LinkedIn Catalisa