Gestão de Estoque no Setor Químico- Como fazer e qual sua importância na redução de custos

Gerir estoques é uma tarefa complexa por demandar um amplo controle do processo e uma comunicação muito bem estruturada entre setores como Comercial e Financeiro. Essa tarefa fica ainda mais complicada no setor químico, acredite! Nos próximos parágrafos você passará a entender alguns conceitos de estoques e também receberá algumas ideias pertinentes a sua gestão focada no setor químico.




Alguns tipos de estoques…


  1. Estoque Consignado- Basicamente, é quando você paga para terceiros manterem seu estoque;

  2. Estoque de Segurança- É o estoque mantido para compensar grandes flutuações de demanda;

  3. Estoque Mínimo- Normalmente utilizado por empresas com demanda bem estável e de baixa flutuação;

  4. Estoque Máximo- De certa forma, é a capacidade total que você tem de estocar um produto tanto por restrições de espaço físico ou até mesmo financeiras (quando o custo de manter o estoque ultrapassa o preço de venda total dos produtos).



Características do Setor Químico


O setor químico tem suas peculiaridades em relação a certos padrões da manufatura, sendo um deles o próprio tipo de produção. Enquanto vários setores da manufatura trabalham com fabricação de produtos unitários quase sempre em linha de produção, o setor químico, em sua maioria, trabalha com produção em bateladas ou semi-bateladas. Tal fato muitas vezes dificulta alguns cálculos relacionados a custos por unidade, ou até mesmo à própria forma de mensurar a produção, que deixa de ser medida em unidades e passa a ser estimada em litros, em quilos, ou em toneladas de alguma substância.


Para tornar a situação ainda mais complexa, a gestão desses produtos (ainda mais quando em estoque) obrigatoriamente tem que levar em consideração fatores relacionados à perecibilidade e à segurança. Há várias normas de segurança do trabalho relacionadas ao setor químico que encarecem o transporte, processamento e estocagem dos produtos químicos.




Sistema Único de Medida


A primeira coisa que deve ser feita para ter-se um bom controle de estoques de produtos químicos é, para cada substância, desenvolver uma Medida Padrão das unidades, por exemplo: se seu produto sai do reator e é armazenado em tonéis, é preciso padronizar uma unidade de controle que se correlacione com seus interesses, nesse caso, poderia ser litros, tonéis ou quilos.


Depois disso, a Classificação dos seus materiais é de suma importância. Veja bem, é preciso entender de forma visual de onde vêm seus insumos e para onde eles vão (muitas vezes, é importante que o próprio DNA do processo esteja à vista, pode ser, por exemplo, na forma de algum adesivo de marcação das etapas pelas quais o produto já passou). Você pode classificar seus produtos pelo Esforço de Produção necessário para a produzi-lo, pelo seu Nível de Perecibilidade, pelo risco de Flutuação de Demanda do mesmo e por fim pelo Grau de Risco de Acidentes que ele gera. Se você tem interesse em entender melhor a respeito dos parâmetros estratégicos de classificação para seu negócio, entre em contato conosco!



Ferramentas e mais ferramentas


Produtos químicos já têm um processamento caro e normas de segurança custosas, imagine agora juntar a isso a necessidade de contratação de mais profissionais apenas para realizar o controle de estoque. Provavelmente isso diminuiria sua capacidade de concorrer no mercado, não é mesmo? Assim sendo, o uso de ferramentas de gestão de estoques que se enquadram nos seus objetivos é importantíssimo, tais como planilhas de controle, ERP’s para estoques e até alguns Sistemas Integrados com outros setores da empresa. Deseja controlar melhores seus estoques ou até mesmo montar uma ferramenta de gestão de estoques de produtos químicos pensada estrategicamente para seus objetivos? Entre em contato conosco, nós queremos ajudar o seu negócio a ser mais eficiente!

A CATALISA é a Empresa Júnior do curso de Engenharia Química da UFRGS. Formada por graduandos dos cursos de Engenharia, conta com o apoio de um renomado corpo docente. Seus consultores oferecem os melhores serviços personalizados, promovendo soluções de qualidade para o seu negócio.

CONTATO
(51) 3308-4076
ATENDIMENTO

Avenida Paulo Gama, 110 

Porto Alegre - RS

De segunda à sexta 
08:00 - 12:00
13:30 - 17:30
  • LinkedIn Catalisa