ISO 9001: O que é? Qual a utilidade? Quais os benefícios de ter esse selo?

A ISO 9001 é uma norma de padronização para um determinado serviço ou produto. Esse sistema de gestão visa otimizar processos e desenvolver produtos com maior rapidez, a fim de satisfazer os clientes. Ela pode ser aplicada em conjunto com outras normas de funcionamento, como: normas de saúde ocupacional, meio ambiente e segurança. Amplamente adotada em todo o mundo por ser a mais conhecida dentre as demais normas, adotam-na não só para melhorar a performance dos seus negócios, como também para garantir a consistência dos serviços prestados e a capacidade de fornecer coerência e reprodutibilidade nos produtos ou serviços.


A ISO 9001 faz parte do conjunto de normas designado “ISO 9000” e pode ser implementada por organizações de qualquer tamanho, independentemente do ramo de atuação. Há ainda a versão brasileira da ISO 9001, conhecida por ABNT NBR ISO 9001, que também tem como objetivo estabelecer normas para aumentar a qualidade dos processos. Quando são implementadas e cumpridas, é estabelecida uma relação de confiança entre a empresa e o cliente., por exemplo, uma parte essencial da ABNT NBR ISO 9001 é a situação na qual a empresa não cumpre com as normas estabelecidas. Assim, o cliente deve proceder fornecendo um feedback, comunicando o problema, para que o desempenho seja melhorado no futuro.


Pode-se observar que, após a implementação da ISO 9001, os empreendedores têm mais recursos para enfrentar a concorrência frente ao mercado. Além disso, com as normas sendo cumpridas, é estabelecido uma relação de confiança entre a empresa e cliente. Alguns dos inúmeros benefícios da ISO 9001 são organização interna, redução de custos, aumento da credibilidade, padronização, aumento das vendas e diferencial competitivo.


É importante entender que cada empresa tem um nível de maturidade e isso deve ser levado em conta na hora da implementação. Existem alguns passos a serem seguidos durante a aplicação da ISO 9001 em um empreendimento:


  1. Defina o método de implementação adequado para sua empresa

  2. Defina uma equipe de implementação

  3. Diagnóstico e planejamento

  4. Envolva seus colaboradores

  5. Implemente os requisitos da norma

  6. Execute uma auditoria interna

  7. Contrate a auditoria de certificação


Se você quer empreender e satisfazer clientes, aumentar a performance de operação, potencializar o lucro e diminuir os erros, pesquisar a respeito do assunto é o primeiro passo. Com o selo ISO 9001, a motivação da equipe aumentará e você terá maior facilidade para atrair cada vez mais clientes qualificados. Quer alavancar suas vendas? Contate-nos!

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