Quais as vantagens dos créditos de carbono?

 em Ambiental

O mercado de créditos de carbono é uma das pautas da 26° Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP26, que acontece de 31 de outubro a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia. Uma projeção feita pela consultoria estratégica com foco exclusivo em sustentabilidade e mudança do clima WayCarbon indica que o Brasil pode gerar entre 493 milhões e 100 bilhões de dólares em crédito de carbono até 2030.

Mas afinal, o que são créditos de carbono?

Os créditos de carbono estão atrelados a projetos de redução ou remoção de GEE (gases de efeito estufa) da atmosfera. Essa redução é convertida em títulos que são negociados com governos, empresas ou pessoas físicas que possuem metas de redução das emissões. O crédito de carbono equivale a uma tonelada de dióxido de carbono, um dos principais GEE.

As discussões a respeito de um mercado regulado para o carbono se iniciaram em 1997 com a criação do Protocolo de Quioto. Assim, os países considerados desenvolvidos assumiram as metas de redução de emissões enquanto os territórios em desenvolvimento, participaram do Protocolo por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), contribuindo com a geração de créditos de carbono advindo de projetos de redução de emissões.

O Protocolo de Quioto, portanto, representa o mercado regulado, em que os países possuem metas de reduções a serem cumpridas de forma obrigatória. Existe, por sua vez, um mercado voluntário, em que empresas, ONGs, instituições, governos ou mesmo cidadãos tomam a iniciativa de reduzir as emissões voluntariamente. Os créditos podem ser gerados em qualquer lugar do mundo e são auditados por uma entidade independente do sistema das Nações Unidas.

E quais as vantagens dos créditos de carbono para o seu negócio?

-Investimento na sustentabilidade: Os créditos de carbono por si só representam um benefício, visto que correspondem a uma tonelada de dióxido de carbono não emitida à atmosfera. Essa não emissão colabora para a redução do aquecimento global e promove a estabilização do efeito estufa. Assim, o investimento em créditos de carbono por parte das empresas reflete a sua preocupação com o gerenciamento de seus impactos em relação às mudanças do clima.

 

-Marketing verde: Cada vez mais, o investimento em iniciativas alinhadas com um desenvolvimento sustentável proporciona uma melhoria da imagem da empresa perante a sociedade. Isso porque as organizações estão cada vez mais pressionadas pelos clientes e investidores em adotar uma agenda ESG.

 

-Desenvolvimento de novas oportunidades de negócios: O crédito de carbono também favorece a criação de oportunidades de negócios ambientalmente sustentáveis, pois as empresas conseguem atrair mais investidores. A urgência das mudanças climáticas tem tornado os investidores cada vez mais críticos, e as empresas devem acompanhar esse fluxo. Assim, os créditos de carbono tornam-se uma estratégia de mercado que oferece a possibilidade de liderança em um cenário de desenvolvimento de economias de baixo carbono.

 

-Benefício social: A compra desses créditos pelas empresas gera recursos que, na maior parte das vezes, é investido no desenvolvimento da comunidade local, somando aos benefícios ambientais, também aqueles sociais.

 

Ficou interessado no assunto? A CATALISA realiza inventário de GEE e realiza projetos de neutralização de carbono, entre em contato conosco!

 

 

REFERÊNCIAS:

 

COMISSÃO DISCUTE REGULAMENTAÇÃO DO MERCADO DE CRÉDITOS DE CARBONO – NOTÍCIAS. Comissão discute regulamentação do mercado de créditos de carbono – Notícias. Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/noticias/809832-comissao-discute-regulamentacao-do-mercado-de>. Acesso em: 8 Nov. 2021.

‌SANDOVAL, Gabriella. Mercado de carbono é pauta na COP26: Brasil pode gerar até US$ 100 bi. Exame. Disponível em: <https://exame.com/inovacao/mercado-de-carbono-cop26-brasil-pode-gerar-100-bi/>. Acesso em: 8 Nov. 2021.

SOUSA, Rafaela. Créditos de carbono: origem, vantagens e desvantagens. Escola Kids. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/creditos-de-carbono.htm>. Acesso em: 8 Nov. 2021.

Compensação de Carbono: conceito, créditos e mercado de carbono – Ekos Brasil. Ekos Brasil. Disponível em: <https://ekosbrasil.org/compensacao-de-carbono-conceito-creditos-e-mercado-de-carbono/>. Acesso em: 8 Nov. 2021.

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

gerenciamento de resíduosanálise de ciclo de vida