Riscos químicos: qual a importância do controle adequado para sua empresa?

 em Química

Você sabia que fazer um controle adequado de riscos ocupacionais é fundamental para sua empresa? A integridade da equipe contribui para manter um bom clima organizacional, evita processos judiciais e garante saúde e qualidade de vida para o trabalhador. Entre as ameaças que podem estar próximas dos trabalhadores, estão os riscos devido a substâncias químicas que podem gerar acidentes e problemas de saúde. Acompanhe abaixo nosso conteúdo completo! 

O que são os riscos químicos?

O risco químico é a probabilidade de sofrer agravo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar-lhe a saúde.

Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador principalmente pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, névoas ou vapores, ou pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.

 

Quais problemas os riscos químicos podem trazer?

A manipulação de agentes químicos na empresa pode trazer uma série de problemas para a saúde do profissional.

Substâncias como ácidos e bases podem provocar irritações na pele e nas mucosas, por exemplo. O níquel, o cromo e as fibras sintéticas geram alergias e o monóxido de carbono e os cianetos impedem o organismo de utilizar o oxigênio atmosférico, gerando morte por asfixia.

Os narcóticos, por sua vez, podem deixar o trabalhador inconsciente e os neurotóxicos podem resultar em danos ao sistema nervoso. Os carcinogênicos — como benzeno, amianto, cádmio e cromo — podem provocar tumores malignos e os mutagênicos geram problemas hereditários.

Quais as vantagens de realizar um controle dos riscos químicos?

 

Veja abaixo as vantagens de se fazer um controle de riscos químicos:

 

Segurança para os colaboradores

Manter a segurança dos colaboradores é fundamental para que os processos corram bem na empresa. Acidentes de trabalho são muito danosos, gerando crises e traumas físicos e psicológicos. Além disso, podem trazer danos irreparáveis. Fazer um controle adequado dos riscos ocupacionais permite manter a integridade dos funcionários e garantir um clima positivo.

 

Formação de um time capacitado

Entre os cuidados adequados para lidar com os riscos químicos, fornecer informação é um processo básico. Grandes problemas podem ser evitados se a equipe está ciente dos perigos que a produção pode trazer.

Com o time consciente, os colaboradores podem ajudar uns aos outros. Assim, é mais fácil evitar acidentes e problemas no meio laboral.

 

Proteção do meio ambiente

As legislações estão cada vez mais rigorosas com as condutas das corporações. Além disso,nos dias de hoje, manter um empreendimento que degrada o meio ambiente e joga resíduos poluentes nos ecossistemas, compromete a imagem da empresa e pode acarretar multas pesadas.

Com uma boa política de controle de riscos químicos, dá para garantir uma produção sustentável e ecológica, evitando danos à natureza.

 

Garantia de um ambiente que favorece o trabalho na empresa

Quando há um acidente ou algum adoecimento causado pelo contato com substâncias químicas na empresa, toda a equipe fica muito insegura. A solidariedade entre os colegas de trabalho é evidente. Nesse contexto, o problema prejudica todo o clima organizacional.

Com uma boa política de conscientização e controle de riscos, o time trabalha com foco na prevenção. Assim, o clima organizacional fica favorável e os colaboradores têm mais qualidade de vida.

Saiba quais os principais desafios da industria química

Uma das medidas mais importantes para minimizar danos e prevenir problemas no ambiente ocupacional, é buscar ajuda de profissionais especializados para orientá-los como identificar riscos químicos e quais análises químicas do ar devem ser feitas para resguardar a integridade do ambiente.

Nós da CATALISA podemos te ajudar! Saiba como evitar multas e garantir a produtividade em alta da sua empresa. Clique na imagem e entre em contato! 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

indústria químicadessulfurização