Segurança do trabalho: saiba o porquê e como aplicar no seu negócio!

 em Produção
Segurança do trabalho é a ciência, o conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas praticadas para a melhoria e segurança dos ambientes de trabalho. Relaciona-se, também, a estudos de prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
 
Ela é colocada em prática por meio de análises detalhadas e técnicas específicas. Analisa-se a possível causa de acidentes ou doenças ocupacionais com o objetivo de prevenir novos incidentes que possam afetar a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores de uma empresa.
 
A segurança do trabalho é um setor importantíssimo para qualquer empresa, pois zela pela qualidade de vida e mantém um ambiente de trabalho seguro, o que influencia diretamente não apenas na produtividade, como também na redução de custos. No Brasil, é referenciada por Normas Regulamentadoras — as chamadas NRs —, decretos e portarias que são utilizados como base para o trabalho e o exercício das atividades profissionais. 
 

É imprescindível que o seu empreendimento tenha uma equipe que seja responsável pela segurança do trabalho. O não cumprimento da legislação referente à segurança no trabalho pode gerar enormes danos e prejuízos a sua indústria. Um deles é a possibilidade de embargo da fábrica, paralisando a produção e, consequentemente, rendendo perdas financeiras, muitas vezes, irreversíveis. Em alguns casos, as fábricas podem ficar interditadas até meses, tentando se adequar às NRs para conseguir o aval e voltar a funcionar.

Não tinha pensado nisso? Então aqui vão algumas informações para você dar um foco maior nessa questão.

Quando se trata de segurança no trabalho, nenhum investimento é em vão. Por mais que os custos com segurança no trabalho pareçam supérfluos, é importante ressaltar que o ambiente de trabalho seguro traz grandes benefícios para a empresa. Quer saber quais são eles? Vamos lá:
 
  • Melhor desempenho da equipe – é essencial perceber que um bom desempenho da sua equipe de trabalho garante que o ambiente profissional seja muito mais produtivo e agradável, reduzindo licenças e afastamentos por questões médicas. Um funcionário satisfeito no seu ambiente de trabalho, tende a ter um melhor relacionamento com seus colegas e sua equipe e, por consequência, tende a produzir mais e a aprimorar constantemente seu trabalho;
  • Redução de custos – adotando esse método de prevenção, sua empresa reduz altos gastos com a remediação de problemas que a falta dessa segurança prévia pode causar, além de assegurar o cumprimento dos requisitos legais. Multas e indenizações trabalhistas por acidentes ou doenças ocupacionais, conforme for a gravidade da situação, tendem a ser muito altas e podem afetar consideravelmente tanto a saúde financeira de sua empresa, como também a reputação dela frente às notícias que problemas como esses geram;
  • Aumento no lucro da sua empresa – como consequência dos dois pontos acima, seu lucro tende a aumentar significativamente, visto que estarão sendo seguidas todas as normas legislativas para tal, juntamente com o aumento da produtividade de seus colaboradores conforme detalhado no primeiro item.

Mas isso é realmente necessário? Que tipos de acidentes podem ocorrer com meus funcionários?

Acidentes de trabalho podem acontecer por uma série de fatores. Encontrar os motivos é fundamental para identificar onde a sua empresa está pecando, por falta de investimentos ou treinamentos, na segurança de seus funcionários.
 
São possíveis causas de acidentes:
  • falta de concentração e atenção dos funcionários;
  • cultura de distração entre as equipes;
  • prazos muito curtos, que levam à execução apressada;
  • falhas de segurança no recolhimento de detritos ou entulhos;
  • pouca comunicação entre gestores e equipe;
  • falta de investimento em manutenção e substituição de equipamentos;
  • contato direto com compostos tóxicos por tempo excessivo;

Cada um desses pontos representa uma fraqueza ou deslize que pode custar muito ao caixa da empresa, nas formas de manutenções de emergência, acidentes, licenças médicas e atrasos na produção.

E como eu faço pra evitar essas situações?

Se você pensar bem a respeito, todas elas podem ser solucionadas com ações bem simples e direcionadas de segurança no trabalho, como:
  • instruções claras e detalhadas passadas em formato de reunião para melhor compreensão do funcionário;
  • equipamentos de proteção adequados, tanto para a escala laboratorial como para a industrial;
  • prudência;
  • conhecimento técnico e estruturação dos processos ocorridos na empresa;
  • análise e seguimento das leis trabalhistas;
  • manutenção periódica do maquinário, com revisões constantes para a garantia da seguridade efetiva.
Entre muitos outros métodos mais específicos conforme o seguimento de cada empresa. É fundamental conduzir uma investigação detalhada sempre que ocorre um acidente de trabalho. Afinal, é preciso levantar as causas para compreender o que poderia ter sido feito diferente e evitar que o episódio se repita.
 
Por exemplo, ao descobrir uma falha em um departamento, você pode identificar que o mesmo problema se repete em diversos outros setores. Assim, você percebe que os riscos para os seus funcionários podem ser muito maiores do que se imaginava, mas, dessa vez, há tempo suficiente para consertá-los antes que se repita.
 
Compreender quais são, onde estão e por que existem determinados riscos em cada fase da sua cadeia produtiva é essencial para eliminá-los. Tendo um mapeamento da situação da segurança na sua empresa, você consegue programar ações direcionadas para cada risco. Assim, é possível agir de forma precisa, eliminando o problema pela raiz.
 
De fato, essa não é uma tarefa simples, pois exige muita organização e conhecimentos sobre legislação, equipamentos e técnicas específicas para cada tipo de atividade. Mas você gostou da ideia de implementar um sistema de segurança de trabalho na sua empresa? Não se preocupe, a CATALISA possui a orientação ideal para que você consiga estabelecer esse método no seu negócio. Fale conosco!
Postagens Recentes

Deixe um Comentário