Tipos de Layout: como essa escolha pode afetar o seu negócio

 em Produção

Atualmente, a busca pela eficiência se tornou extremamente importante para aquelas empresas que visam um posicionamento estratégico no mercado. Na indústria, tanto a disposição, quanto a organização das máquinas e equipamentos podem auxiliar na conquista desta eficiência. Saiba quais são os tipos de layout e como essa escolha pode afetar o seu negócio. 

 

Um Layout, ou seja, o modo de distribuição dos elementos num determinado espaço, pode ser uma ferramenta muito importante na obtenção de uma forma mais eficiente de produção. Nesta perspectiva, vamos entender o que é uma análise de layout, quais os tipos existentes, e finalmente, como ela pode mudar o rumo do seu negócio.

 

A análise de layout

 

A análise de layout é uma metodologia que visa a organização de um determinado local onde ocorre a produção, considerando seus equipamentos, o espaço necessário para a operação destes e o transporte da matéria-prima e dos produtos finalizados entre cada processo.

 

Ele é determinante na produtividade de uma indústria, pois, não é somente uma planta baixa, mas um estudo da melhor disposição de tudo que é utilizado em um certo processo, obtendo a forma mais eficiente de trabalho ao garantir um aumento na:

 

  • Eficiência produtiva, ao distribuir as ferramentas e equipamentos de forma mais inteligente.
  • Segurança dos colaboradores, ao reduzir os riscos de de acidentes
  • Lucratividade, no momento em que os retrabalhos e desperdícios são eliminados.

 

O que deve ser considerado na escolha do tipo de layout

 

Para se escolher o layout que será aplicado em sua empresa, é importante que se atente a alguns fatores:

 

  • Tipo de produto: Em primeiro lugar, as características de cada produto irão influenciar na escolha do layout, pois determinada dimensão, complexidade ou natureza, poderão exigir um layout específico.

 

  • Volume a ser produzido: Paralelamente, a quantidade de produtos também estabelecerá algumas características do layout. No momento em que o número de peças e processos relacionados a certa mercadoria for maior, a necessidade que os processos sejam automatizados também aumentará.

 

  • Variedade dos produtos: Por fim, é necessário considerar a variedade de produtos, ou seja, se ao longo de um período, a indústria irá produzir diferentes tipos de produto e quais as suas quantidades. A complexidade do Layout aumenta conforme a variedade cresce.

 

Muitas técnicas podem ser aplicadas para encontrar dados acerca dos fatores listados acima, dentre os mais importantes temos: Mapeamento de processo, um método que mapeia o fluxo das atividades existentes em determinada cadeia de processos; Diagrama de Spaghetti, que mostra a movimentação de um produto ou de um profissional dentro da planta, até a entrega do produto pronto; Mapeamento de Fluxo de Valor, cuja função é apontar os processos-chave da empresa e os pontos de desperdício e a Cronoanálise, que faz o estudo do tempo-padrão de uma determinada operação.

 

Tipos de layout

 

Tendo feito o estudo anterior e, considerando a natureza, volume e variedade do produto, podemos agora escolher o tipo de layout que melhor se encaixa em cada caso:

 

Layout linear ou por produto

Consiste em uma disposição linear e fixa das máquinas, seguindo uma sequência única. Favorece a produção automatizada e produção em larga escala, porém as linhas são dedicadas a um tipo exclusivo de produto e torna-se difícil de realizar ajustes e adaptações no processo, além de os gargalos ditarem o ritmo da produção. Muitas vezes as máquinas são ligadas por esteiras que permitem uma maior produtividade e, por isso, é quase impossível de se realizar adaptações.

 

layout

 

Layout funcional ou por processo

Ele agrupa equipamentos e processos de funções semelhantes em setores de trabalho. Propício para produção em batelada, possuindo alta flexibilidade de processo e variabilidade de produtos, apesar de aumentar os deslocamentos entre áreas, assim como a complexidade do fluxo.  A principal vantagem é o agrupamento de profissionais de um mesmo setor em um mesmo lugar, o que facilita a troca de informações entre eles, entretanto, essa divisão também possibilitaria uma dificuldade no diálogo entre os setores.

 

layout

Layout celular

É a combinação entre o layout linear e o funcional, onde a produção fica dividida em células especializadas de trabalho, arranjadas de forma lógica para linha do processo, sendo cada uma delas autogerenciável, ou seja, capaz de produzir todos os componentes de um mesmo grupo. Este layout agrega velocidade ao sistema, ainda permitindo flexibilidade entre lotes. Entretanto, este sistema não é extremamente rápido nem fornece uma comunicação ideal entre os colaboradores como o layout funcional.

Layout posicional ou por posição fixa

O produto não pode ser movido, por razão de sua natureza de difícil locomoção, e, por isso, os operadores e peças movem-se ao seu redor. É o layout mais flexível, porém com menor volume de produção e grau de padronização. Entre os exemplos mais comuns, temos a produção de navios e aeronaves, mercadorias que tendem a ser de difícil movimentação.

 

layout

A importância de escolher o tipo de layout certo

É de extrema importância que as indústrias tenham agilidade em seu processo de produção, e a escolha correta do tipo de Layout que será utilizado na sua empresa é parte significante desta busca. Além disso, esta decisão também pode aumentar de forma expressiva a produtividade, e consequentemente possibilitando uma melhor competitividade no mercado.

 

Case de sucesso:

 

Ragom Tintas

Empresa de tintas da região metropolitana de Porto Alegre, a Ragom necessitava otimizar o seu layout para reduzir gargalos e melhorar a padronização da produção. Por meio de várias visitas à planta, a CATALISA realizou o mapeamento do processo produtivo da empresa, elaborando um estudo aprofundado do layout da fábrica através da realização de cronoanálise dos processos e aplicando diagramas de spaghetti para melhorar a lógica da disposição dos equipamentos e da movimentação de pessoas e matéria-prima. A partir deste estudo, a equipe da CATALISA elaborou documentos POPs (Procedimento Operacional Padrão) para cada uma das etapas produtivas e trouxe 6 opções de layouts diferentes, mais otimizados, que diminuíram em quase 50% o tempo de deslocamento dos colaboradores entre etapas.

 

Ficou interessado em descobrir qual o tipo de layout recomendado para a sua empresa? Está pronto para diminuir perdas e aumentar a produtividade? A CATALISA tem experiência no assunto e pode te ajudar, entre em contato!

análise de layout

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

análise de ciclo de vidaproduto