TotalMed

Análise Química

A Empresa

  • No início de 2018, a empresa Total Med procurou a Catalisa para analisar a viabilidade da produção de dois fluidos refrigerantes utilizados em equipamentos de ressonância magnética. Os fluidos refrigerantes não eram fabricados no Brasil, e a sua produção permitiria uma considerável redução de custos com importação.

O Desafio

  • O primeiro projeto iniciou-se com o desafio de se determinar a composição de cada fluido. Além disso, era necessário uma intensa pesquisa de patentes, para se verificar a viabilidade de produção dos fluidos no Brasil.

A Solução

  • Foram realizadas diversas análises químicas para a determinação da composição de cada fluido, dentre as quais podemos citar análise termogravimétrica, análise de infravermelho, análise de varredura de metais, análise cromatográfica gasosa com espectrômetro de massa, análise de condutimetria, análise de pH, análise de solubilidade em solvente e análise de teor de água (Karl Fischer).
  • A pesquisa de patentes teve resultado positivo, não sendo encontrada nenhuma patente específica sobre a produção dos líquidos. Por fim, elaborou-se o relatório de composição dos fluidos.A produção foi considerada viável, e a TotalMed voltou para a realização de um segundo projeto: o desenvolvimento dos dois fluidos refrigerantes.

Encontre a solução para o seu negócio