Transporte: impactos ambientais e otimização logística

 em Ambiental

Você sabia que toda a produção depende da logística, que é uma das áreas da produção que mais demanda recursos e que mais polui? Confira um pouquinho mais sobre esse tema indispensável e como fazer para otimizar a sua logística!

A globalização do século XXI vem cada vez mais conectando pessoas em todo o planeta, e a partir disso, surge a demanda de distribuir a produtos em escala mundial. É nesse contexto que percebemos a importância do transporte, pois é o responsável por interligar os fluxos de mercadoria e levá-la até as mãos do consumidor.

Hoje, esse setor é um dos mais poluentes da cadeia produtiva: corresponde a quase 15% de todas as emissões gasosas que acentuam o efeito estufa. É crescente a preocupação dos consumidores com a sustentabilidade dos produtos que estão adquirindo, este fato, portanto, reforça a relevância do investimento na área ambiental.

Seria, então, possível uma relação de win-win, em que todos saiam ganhando? A empresa, diminuindo os custos em uma área essencial para sua produção e, ainda, se adequando às exigências dos clientes, ao mesmo tempo em que o meio ambiente é preservado? A resposta é sim, é possível, e isso é feito por meio de uma otimização logística

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Logística verde: o que é e quais suas vantagens?

 

A logística verde é a área que se preocupa em diminuir os impactos ambientais da logística. A pegada de carbono, poluição auditiva, perdas durante o escoamento da produção e até mesmo as embalagens utilizadas para armazenar os produtos são objetos de estudo dela.

Nessa busca pela sustentabilidade, a redução de desperdícios é essencial, e é aí que entram os processos enxutos . Esse tema é de suma importância para a redução dos custos, bem como o aumento da qualidade dos produtos, tornando-os mais competitivos perante a concorrência. Também, em se tratando de aumento da rentabilidade, é importante destacar que adotar uma postura ecofriendly reduz multas ambientais, então traz uma economia em possíveis gastos.

Além disso, como já foi comentado, a responsabilidade ambiental é fator decisivo para um consumidor. O marketing verde vem crescendo e empresas comprometidas com o meio ambiente estão ganhando cada vez mais espaço no mercado consumidor. A imagem de “corporação amiga do planeta” abre portas para novos públicos e também chama a atenção em âmbito internacional, em que esse empenho é muito valorizado.

 

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Alternativas de otimização logística:

 

Modernização da frota

Veículos antigos consomem até 80% mais combustível que os novos, isso significa que polui mais e custa caro. Além disso, revisões constantes nos caminhões são indispensáveis, para que estejam sempre operando bem e sem desperdícios;

 

Logística reversa

Dar o destino correto aos resíduos da produção, mesmo após já terem chegado à casa dos consumidores é uma maneira de reduzir não somente os impactos ambientais, mas também os custos. A coleta de embalagens e recipientes para serem reutilizadas e reincorporadas no processo produtivo é interessante para os três agentes já comentados: a empresa, o consumidor e a natureza;

 

Otimização de rotas

Maximizar a eficiência do transporte, por meio de trajetos mais curtos ou que evitem trânsito, não só custa e polui menos, como chega mais rapidamente ao destino final, aumentando a satisfação dos clientes;

 

Controle de emissões gasosas

O mapeamento da pegada de carbono ajuda as empresas a compreenderem quais são os impactos que estão deixando no meio ambiente, e a partir desse conhecimento é possível analisar onde está a maior fonte de poluição, o que é ele e o que pode ser feito para reduzi-lo.

Quer atrair mais consumidores com o marketing verde e não sabe por onde começar? Já pensou em reduzir custos de logística? Entre em contato com a CATALISA e saiba como nós podemos ajudar sua empresa!

 

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