Dióxido de Carbono: não um problema, uma oportunidade!

 em Ambiental, Química

Sabe-se que diferentes tipos de indústria produzem dióxido de carbono (CO2) como subproduto dos seus processos, por exemplo, na fermentação de álcoois, na fabricação de cimento, na combustão de combustíveis em caldeiras, entre outros. 

Também é de conhecimento comum que o CO2 emitido sem controle acarreta danos ao meio ambiente, contribuindo para o aquecimento global. Entretanto, você sabia que há meios de reaproveitar o CO2, prevenindo a emissão deste? Existem processos para captura, limpeza e compressão do gás, que pode ser reutilizado na própria indústria ou armazenado e revendido para empresas que o utilizam em sua produção. 

Achou interessante? Veja alguns exemplos de processos de reaproveitamento de CO2.

CO2 de combustão

O CO2 produzido na combustão em caldeiras encontra-se numa mistura gasosa, da qual é preciso separá-lo pelo sequestro de CO2. Os processos existentes são: captura por pré-combustão, pós-combustão ou oxicombustão.

Na pré-combustão consiste em gaseificar o combustível por oxidação parcial, gerando uma mistura de CO2 e H2 principalmente. Da mistura se recupera o dióxido de carbono, que é comprimido, enquanto o gás hidrogênio (syngas) é utilizado para produzir energia. 

A pós-combustão é um processo fim de linha, no qual a combustão prossegue normalmente, no fim do processo, utiliza-se técnicas de separação para sequestro do CO2 da corrente gasosa. Dentro os processos de captura, é o de mais fácil implementação e mais comum.

A oxicombustão baseia-se na combustão do combustível com reciclagem de parte dos gases de combustão, bem como O2, o que leva a formação principalmente de CO2  e vapor de água. Segue-se com a condensação da água, bem como secagem e compressão do dióxido de carbono.

Foto profissional grátis de aço, arquitetura, cidade

As tecnologias de separação utilizadas nos processos citados são absorção, adsorção e membranas. A absorção é frequentemente realizada pelo contato do efluente gasoso com solução de aminas, enquanto na adsorção emprega-se muitos filtros de carvão ativado com oscilações de pressão. Na separação por membranas, faz-se o uso de diversas membranas para separar os gases da corrente pelas diferenças de taxas de permeabilidade, porém não é muito utilizada para captura de CO2 devido aos gastos energéticos com compressão.

CO2 de fermentação

Nem todo o dióxido de carbono produzido nas indústrias é oriundo de caldeiras, abaixo temos o exemplo de indústria que tem a fermentação como parte do seu processo.

aerial photo of farm

Em usinas de produção de açúcar e álcool, o CO2 originado dos tanques de fermentação pode ser direcionado para lavadores gases, onde é lavado por sistemas tipo chuveiro de água. Conforme necessidade, o gás pode passar por mais de uma torre de lavagem por água. Após essa etapa inicial, o gás circula por outro lavador, na qual é submetido à solução de permanganato, para oxidar resíduos, então é limpo mais uma vez com água.  

Em seguida, o gás prossegue para um balão para alimentar compressores de ar, elevando a pressão do sistema. Dos compressores, prossegue para vasos de secagem com sílica para adsorção de umidade, o que diminui a pressão do sistema. O CO2 continua para filtros de carvão para retirar impurezas e odores.

Para armazenamento, o gás precisa ser liquefeito, para tanto utiliza-se condensadores tubulares com amônia para diminuir temperatura e pressão. Uma vez líquido, o gás é estocado em tanques térmicos.

A captura e reaproveitamento de CO2 é área de interesse de diversas pesquisas para novas tecnologias, uma vez que apresenta tanto benefícios econômicos quanto ambientais para as empresas, com a reutilização do gás na sua própria produção ou revenda, bem como redução das emissões gasosas e diminuição da pegada de carbono dos negócios.

Ficou interessado? Gostaria de aplicar tecnologias de captura de dióxido de carbono na sua empresa? Necessita de inventário de emissões gasosas? Entre em contato conosco! A CATALISA pode ajudá-lo.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário