Biodigestores: alternativa que concilia a redução de custos com a sustentabilidade!

 em Ambiental, Química

Com o aumento da preocupação global com a preservação dos recursos naturais e com a minimização do impacto no meio ambiente, a gestão dos resíduos de forma sustentável vem se destacando no cenário mundial. Assim, novas alternativas estão ganhando visibilidade, como por exemplo, os biodigestores, os quais oferecem uma maneira de tratamento de resíduos orgânicos. Mas o que são esses equipamentos e como eles podem impactar você?

Biodigestor é um reator biológico que funciona devido aos microrganismos anaeróbios (possuem metabolismo que ocorre na ausência de oxigênio) que se desenvolvem dentro do equipamento.  Sendo assim, ele é composto por uma câmara hermeticamente fechada na qual os organismos consomem a matéria orgânica diluída em água através da fermentação, decompondo-a. Como resultado da biodigestão, são gerados o biogás e o biofertilizante.

Biogás

O gás resultante da digestão anaeróbia dentro do biodigestor, também chamado de biogás, é uma fonte de energia renovável que pode trazer muitos benefícios. Ele é composto principalmente por dióxido de carbono e metano e pode ser usado na geração de energia elétrica e energia térmica. À vista disso, muitas empresas já utilizam o biogás para, por exemplo, produzir parte da energia elétrica que utilizam ou como substituto do carvão para a produção de vapor, assim, reduzindo custos.

Biofertilizantes

Além do biogás, outro produto da biodigestão é a matéria orgânica decomposta em estado líquido. Essa substância tem um ótimo caráter fertilizante (por isso chamada de biofertilizante) pois é rica em nutrientes, é livre de microrganismos patogênicos, não propaga mau cheiro e não é poluente. Por isso, pode ser utilizado para substituir ou complementar adubos químicos, oferecendo uma forma natural para o aumento da produtividade e qualidade do solo. Além disso, também pode atuar como defensivo agrícola e corretivo de pH do solo devido ao seu caráter básico.

Onde os biodigestores podem ser usados?

Os biodigestores podem ser usados para tratar resíduos orgânicos provenientes das mais diversas fontes. A alimentação do equipamento pode englobar resíduos de atividades humanas, como esgoto residencial, restos de alimentos provenientes de refeitórios e restaurantes, fezes de animais em propriedades rurais, restos de culturas agrícolas e também resíduos industriais.

Para efluentes líquidos industriais que possuem uma elevada carga orgânica, os biodigestores são uma ótima opção. Exemplos de segmentos industriais nas quais esses equipamentos podem trazer benefícios são a indústria de alimentos, usinas de laticínios, indústrias de reciclagem animal, indústrias produtoras de etanol, entre outras. 

Uma ressalva importante é de que o produto líquido do biodigestor não pode ser depositado diretamente em corpos d’água, pois apenas pelo processo de biodigestão não alcança os limites adequados para esse despejo. Desse modo, seria necessário incluir outros processos, completando com uma estação de tratamento de efluentes (ETE) após a passagem pelo biodigestor, ou investir somente nessas estações para tratar o efluente com carga orgânica desde o início (leia um pouco mais sobre possibilidades para ETEs aqui).

Contudo, se o biodigestor for uma solução adequada para você, a tecnologia e o modelo desse equipamento podem ser diferentes dependendo do seu resíduo e outros fatores. Alguns elementos que podem influenciar são a temperatura, pH, composição da matéria orgânica e taxa de alimentação do reator.

Vantagens e benefícios do biodigestor

  • Os microrganismos se desenvolvem naturalmente no equipamento;
  • Aproveitamento do biogás para geração de energia;
  • Aproveitamento do biofertilizante;
  • Redução dos custos com energia;
  • Redução das emissões gasosas e da poluição dos recursos naturais.

Sendo assim, se você necessita de uma solução para o tratamento de resíduos orgânicos, os biodigestores podem ser o caminho ideal. Um método com alto custo-benefício que alia o desenvolvimento econômico com o cuidado ambiental.

Percebeu que o biodigestor pode ser útil para você ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário