Certificações ISO: entenda o que são, como funcionam e os benefícios para o seu negócio

 em Ambiental, Produção

ISO nada mais é do que a sigla para “International Organization for Standardization”, que traduzida para o português significa Organização Internacional de Padronização. Foi fundada em 1964 e está sediada em Genebra, na Suíça. Atualmente, possui 164 membros distribuídos em todo o mundo, sendo que cada país possui apenas um membro e representa a organização naquele território. No Brasil, a sua representante a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Dessa forma, a organização atua definindo padrões e normas a serem seguidas pelas empresas, independente do seu porte, com o objetivo de garantir a qualidade, segurança e eficiência do que oferecem. 

Quais são os tipos de ISOs mais comuns e seus benefícios?

  • ISO 9001: consiste em um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), com o objetivo de melhorar a gestão da sua empresa e aumentar a satisfação dos seus clientes, através do fornecimento de serviços ou produtos de acordo com desejo dos consumidores. Dessa forma, sua empresa possuirá uma melhor organização interna, redução de custos e capacidade para enfrentar a concorrência do mercado.

  • ISO 14001: consiste em um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) com o objetivo de desenvolver uma estrutura dentro da sua empresa que proteja o meio ambiente e avalie seus impactos, mas ao mesmo tempo uma gestão ambiental estratégica, proporcionando o desenvolvimento sustentável da sua empresa. Entre os benefícios da implementação desse sistema, estão a redução de custos em função de uma mentalidade sustentável, o aumento da competitividade da sua empresa no mercado e maior eficiência na execução de serviços ou na fabricação de produtos. 
  • ISO 50001: consiste em um Sistema de Gestão de Energia (SGE) com o objetivo de estabelecer sistemas e processos que melhorem o desempenho da gestão e do consumo energéticos da sua empresa. A implementação de tal sistema destina-se à redução nas emissões de gases de efeito estufa e outros impactos ambientais relacionados à energia e pode ser obtida tanto pela área comercial quanto industrial das empresas.
  • ISO 17025: consiste em uma certificação de laboratórios de calibração e de ensaio com o objetivo de fazer com que esses realizem suas tarefas com precisão e com resultados de alta qualidade, além disso todos os técnicos são preparados para realizar as coletas e análises seguindo os parâmetros da norma. Dessa forma, o cliente sente-se mais seguro, pois saberá que o laboratório é adequado para o controle e análise das amostras, segundo as padronizações ambientais e de segurança.

Como funciona a implementação desses sistemas de gestão?

Para a implementação correta dos requisitos necessários para obter a certificação, o procedimento deve ser realizado em algumas etapas. É importante ressaltar que cada tipo de certificação possuirá passos específicos a serem seguidos. Em função disso, recomenda-se a contratação de serviços especializados que auxiliem sua empresa na adequação aos padrões vigentes.

  1. Avaliação e Diagnóstico do Sistema: essa etapa também pode ser chamada de “pré-implementação”, pois aqui é realizada uma avaliação para definir o grau de adequação aos requisitos da determinada certificação que a sua empresa busca obter. Dessa forma, é possível mensurar o quão longe está e definir melhor o planejamento.
  2. Levantamento de Necessidades e Planejamento do Sistema: identificação de todas as necessidades para atender aos requisitos e organização de como se dará a implementação do sistema.
  3. Projeto do Sistema: definição dos objetivos do sistema que estará sendo implementado, bem como sua estruturação e procedimentos que deverão ser realizados.
  4. Implantação: implementação do sistema de fato, que deve ser feita à medida que os procedimentos são definidos, pois assim é possível a realização de ajustes que surgirão.
  5. Auditoria de Certificação: definição de qual será a organização que realizará a certificação da sua empresa, planejamento e realização das sessões de auditoria e análise dos resultados para a melhoria do sistema.

three men sitting while using laptops and watching man beside whiteboard

Ficou interessado em saber mais sobre essas certificações? Quer implementá-las na sua empresa para aumentar a sua competitividade no mercado? Entre em contato conosco, a CATALISA sabe como te ajudar a alavancar os resultados da sua empresa!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário