Selos de Qualidade: Como e porque tê-los na sua produção
Os selos de qualidade existem principalmente para garantir a excelência de sua empresa ou dos produtos que ela oferece. Sua principal função é atestar, por meio de vistorias e certificados de qualidade, que a empresa ou companhia segue as determinações exigidas pelas normativas.
Dentre os diferentes tipos de selo de qualidade, cada um foca no desenvolvimento de alguma área dentro de sua empresa, podendo ser de gestão, práticas sustentáveis, eficiência produtiva, entre várias outras. Ter um selo de qualidade agrega valor à imagem de qualquer organização, pois passa a mensagem de que o trabalho realizado e os trabalhadores envolvidos são mais bem capacitados e preocupados com sua qualificação. É importante destacar que existem alguns selos de qualidade obrigatórios pela legislação e outros concedidos por instituições privadas, sendo opcionais.
Entre os selos de qualidade não obrigatórios, os que mais se destacam, atualmente, são os do setor alimentício. Os alimentos são exemplos de produtos que passam por diversas certificações para competirem com outros nas prateleiras dos supermercados. Vamos conhecer alguns selos de qualidade facultativos para alimentos:
- Alimento orgânico – este selo é ofertado pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica. Ele comprova que os alimentos foram produzidos sem a utilização de agrotóxicos e sem causar danos ao meio ambiente.
- Gluten Free – este selo é importante para as pessoas que não podem, ou não querem, consumir glúten. Ele é concedido pela organização internacional Gluten-Free Certifination Organization.
- SVB Vegano – a instituição que emite este certificado é a Sociedade Vegetariana Brasileira. Assim, ele atesta que o produto não possui nenhum tipo de origem animal.
- Certified Humane – Este selo certifica que o produto tem origem em instalações que seguem determinados requisitos em relação ao tratamento dos animais, como a ausência de gaiolas e grades. A dieta deve ser a partir de uma ração de qualidade livre de antibióticos, estimuladores do crescimento e produtos de origem animal. Além disso, os animais devem ter espaço suficiente e condições satisfatórias para assumir seu comportamento natural.
Existe também a certificação ISO, a qual é uma das mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo para diferentes tipos de produção. A organização apresenta uma série de certificações, cada uma é utilizada para uma área da produção. Alguns dos exemplos mais aplicados nas empresas atualmente são:
- ISO 14001: é utilizada com foco na gestão ambiental. Assim, seu objetivo é promover a excelência no controle e monitoramento dos impactos ambientais;
- ISO 22000: é a certificação direcionada para a segurança dos alimentos. Visa definir padrões de trabalho que garantam que os alimentos não causarão nenhum tipo de dano à saúde do consumidor final;
- ISO 45001: Esta certificação foca na preocupação com a qualidade da segurança e saúde ocupacional dos indivíduos que integram sua empresa. Visa proteger e assegurar que os funcionários de uma organização tenham um ambiente de trabalho saudável e seguro.
- ISO 9001: é a certificação pela gestão da qualidade geral de uma organização, tratando a otimização de processos, agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de melhor satisfazer os clientes.
- ISO 16001: estabelece os requisitos mínimos relativos a um sistema de responsabilidade social, que visa formular e implementar políticas e objetivos que levem em conta compromissos éticos e sua preocupação com a promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável.
Esses vários tipos de certificações trazem inúmeros benefícios para uma empresa, tanto na sua visibilidade frente às demais empresas, quanto no setor financeiro de seu negócio. Alguns dos principais pontos positivos de se adotar essa política são:
- Mais confiança do mercado em seu negócio por possuir uma comprovação escrita que seus serviços ou produtos possuem a qualidade prometida;
- Apesar de não ser uma ferramenta para o marketing, as certificações são um significativo diferencial para concorrer e aprimorar muito a imagem de sua empresa, podendo ser um fator determinante de escolha para o consumidor;
- Melhor estruturação da empresa como um todo incluindo uma mais adequada organização de seus funcionários e equipes. A partir da iniciativa de entrar em acordo com as normas de qualidade estabelecidas, automaticamente seu negócio passa a ser tocado de forma mais dinâmica e otimizada, o que acaba gerando um bem-estar maior aos seus funcionários e, consequente a isso, uma produção e desenvolvimento com muito mais excelência.
Concorda que o Sistema de Selos de Qualidade é um ótimo meio de destacar sua empresa frente às demais e se interessou em implementá-lo nela? Entre em contato conosco! Podemos te ajudar nisso!