Indústria da moda e sustentabilidade: o que você precisa saber
Você sabia que 4,3 milhões de pessoas adquiriram produtos sustentáveis em 2021? O tema é um dos principais pilares da indústria da moda atual. Com a crescente consciência dos impactos ambientais e sociais causados pelo setor, muitas empresas estão buscando meios de tornar suas operações mais sustentáveis. Isso inclui o uso de materiais mais eco-friendly, a redução do desperdício e o investimento em práticas de produção mais sustentáveis. Leia o texto abaixo e saiba mais sobre a indústria da moda e meio ambiente:
O impacto negativo da indústria da moda no meio ambiente.
A indústria da moda impacta negativamente o meio ambiente de várias maneiras. A agricultura intensiva usada para produzir algodão e outros tecidos para a indústria têxtil causa erosão, poluição dos solos e águas com agrotóxicos, e destrói habitats naturais.
A fabricação de roupas também consome grandes quantidades de energia e água, gera resíduos tóxicos e emite gases do efeito estufa. Além disso, o transporte das roupas por todo o mundo requer ainda mais energia e pode causar danos ambientais adicionais.
Por fim, as fazendas de algodão e outras plantações utilizadas na fabricação de tecidos contribuem para a desflorestação, que leva à perda de habitats importantes para a vida selvagem.
Leia também: Indústria têxtil: Desafios quanto a sustentabilidade e como superá-los
Por que a indústria da moda polui tanto?
A indústria da moda é responsável por um grande desperdício de recursos naturais, devido ao seu modelo de produção e consumo. A indústria tende a produzir em grandes quantidades, o que leva a um excesso de estoques e produtos descartados. Além disso, a obsolescência é outra prática da indústria que contribui para o desperdício, pois estimula o consumo de produtos que logo serão considerados obsoletos.
Como a sustentabilidade pode beneficiar a indústria da moda?
A sustentabilidade pode beneficiar a indústria da moda de diversas formas. Por exemplo, ao reduzir o impacto ambiental dos processos produtivos, aumentar a eficiência energética e diminuir o desperdício de materiais. Além disso, a sustentabilidade também pode acrescentar valor às peças de vestuário, tornando-as mais atraentes para os consumidores cada vez mais conscientes.
O Mercado Livre divulgou estudo chamado de ‘Tendências de consumo online com impacto positivo’, onde detalha que cerca de 4,3 milhões de pessoas adquiriram mais de 7,3 milhões de produtos sustentáveis no último ano. O Brasil corresponde a 40% desse mercado, cujo crescimento das vendas foi duas vezes maior em relação ao levantamento anterior.
Exemplos de marcas de roupas sustentáveis
- Na Malwee, 92% das peças possuem processos sustentáveis, com no mínimo: 30% de matérias primas menos poluentes ou recicladas em sua composição e redução de 50% no impacto ambiental.
- No varejo, C&A e Riachuelo são algumas empresas que têm pautas ESG em suas estratégias.
- Na Farm, 5% da coleção Verão e Alto verão são de roupas jeans feitas com menor liberação de carbono e microplásticos, e que passam por lavagens com insumos biodegradáveis.
- Na Yes, I am a Jeans, a maioria das roupas é de tecidos compostos por fios de algodão reciclado, que economizam até 95% de água durante a fabricação.
[Material gratuito]: Guia ESG: Dimensão ambiental para indústrias do futuro
Sustentabilidade é com a CATALISA!
Como vimos acima, a preocupação com as questões ambientais estão no centro das principais pautas, como a moda, e atraem os olhos dos consumidores conscientes. Entre em contato conosco e receba a ajuda que o seu negócio precisa! Preencha o formulário abaixo: