Viabilidade técnica e econômica: uma etapa necessária para a implementação de projetos em pequenos e grandes negócios

 em Ambiental, Produção, Química

Seja na concepção de um novo negócio, seja no aprimoramento de processos numa indústria bem estabelecida, a análise de viabilidade técnica e econômica é uma etapa essencial no desenvolvimento e implementação de novas ideias e projetos. Tão fundamentais são as análises que inclusive já foram tópico aqui no site. Tem alguma ideia de que gostaria de implementar, mas não sabe se é realmente possível torná-la realidade? Gostaria de saber se as análises técnica e econômica cabem no seu negócio? Então, saiba um pouco mais sobre o tópico neste texto.

Foto De Vista Superior De Pessoas Perto De Uma Mesa De Madeira

 

Análise de Viabilidade Técnica

                Antes mesmo de se pensar nos investimentos, é um requisito de qualquer projeto ou ideia nova saber é se é possível tirá-lo do papel.

Desta forma, a análise de viabilidade técnica consiste basicamente na pesquisa e busca de referencial teórico para o desdobramento de novas ideias, analisando os aspectos operacionais, legais, ambientais e mercadológicos.

Por exemplo, se um empresário está interessado em abrir uma pequena manufatura de chás ou café, é necessário conhecer os tipos de produtos existentes no mercado, analisar a demanda do mercado atual e as leis pertinentes a este tipo de empresa, bem como as etapas necessárias e variáveis envolvidas no processamento e fabricação.

Salienta-se, entretanto, que as análises de viabilidade técnica não são restritas à novos negócios. Diferentes tipos de indústrias e ramos podem avaliar as condições técnicas para mudança nos processos existentes ou instalação de novos equipamentos, como exemplos deste tipo de estudo, verifica-se o uso de biodigestores para auxílio no manejo de resíduos sólidos ou o emprego de lavadores de gases no controle de emissões atmosféricas. 

person using laptop

 

Análise de Viabilidade Econômica

Uma vez determinado a viabilidade técnica, parte-se então para o estudo econômico, está etapa consiste em analisar dos custos que a implementação da ideia acarretaria, visando embasar a decisão sobre o investimento.

Além do conhecimento do fluxo de caixa, existe algumas ferramentas que podem auxiliar na investigação da viabilidade econômica. Entre elas, elenca-se a Taxa Mínima de Atratividade (TMA), Valor Presente Líquido (VPL), Taxa interna de retorno (TIR), Valor anual uniforme (VAUE) e Payback.

A TMA refere-se ao que se ganharia se o valor de investimento fosse empregado em outros projetos. Assim, para que a ideia seja economicamente interessante, deve render no mínimo, a taxa de juros equivalente a rentabilidade das aplicações de baixo risco.

O VPL trata-se da soma de todos os fluxos de caixa, negativos e positivos, descontados para o instante presente, ou seja, traz para a realidade atual um valor futuro sendo considerado uma determinada taxa de juros, normalmente a TMA definida.

A TIR indica a taxa em que o VPL é nulo, fornecendo a taxa de retorno esperado do projeto. Assim, uma TIR maior que a TMA indica um bom investimento.

O VAUE ou Valor Equivalente Líquido anual (VPLA) também é utilizado para fins de comparações de opções de longo prazo. Resumidamente, torna o VPL em uma série anual uniforme, cujo valores positivos indicam bons investimentos.

Por último, o payback estima o tempo necessário para a amortização do investimento. Normalmente, quanto mais curto o payback, mais atrativo o investimento.

Estes indicadores auxiliam na tomada de decisão sobre o investimento em diferentes projetos, sendo de suma importância conhecê-los para a análise de viabilidade econômica.

Observa-se que as análises de viabilidade técnica e econômica são instrumentos fundamentais para a tomada de decisão sobre a implementação de qualquer ideia ou projeto novo, independente do porte da empresa.

Gostaria de saber a viabilidade de algum novo negócio? Estudar a possibilidade alguma modificação na sua empresa? A CATALISA pode fazer a análise de viabilidade técnica e econômica do seu projeto! Entre em contato!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário