Como fazer um POP? Como ele pode auxiliar minha empresa?

 em Produção

O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado. Em suma, o documento descreve como atividades rotineiras devem ser executadas, através de um passo a passo, seu objetivo principal é garantir que, quem quer que realize essa tarefa, consiga fazê-la de forma apropriada.

O princípio do POP é ser universal, ou seja, ser útil e autossuficiente em qualquer situação, por via disso, é essencial que ele seja padronizado

Se voltarmos ao século 20, temos um exemplo claro de procedimento padronizado nas linhas de montagem do modelo “T” da Ford, que foi uma das primeiras linhas de produção a ter sucesso e trabalhar com tarefas padronizadas.

Os níveis de padronização eram tão eficazes, para a época, que o custo do produto foi reduzido ao máximo, permitindo que “todos pudessem ter um automóvel, desde que fosse da cor preta“. Mais tarde, percebeu-se que somente o carro preto não foi suficiente para satisfazer os consumidores, o que gerou o desenvolvimento de novos padrões de procedimento.

Como fazer um POP? Para que ele serve?

Ter POP bem definidos pode auxiliar qualquer tipo de negócio, uma vez que eles auxiliam na segurança, em conformidade com os regulamentos e de forma consistente, independentemente de quem concluir a tarefa.

O objetio principal de um POP é manter o processo padronizado em funcionamento, com minimização desvios na execução da atividade

Apesar de nem sempre se refletirem em prejuízos financeiros, processos inflados ou demorados afetam diretamente no processo produtivo do seu empreendimento e é por isso que um POP pode gerar muito resultado dentro de uma empresa.

Exemplo de implementação de POPs pela CATALISA:

Em empresas que crescem sem assistência externa ou consultoria especializada, é muito comum que se apresentem falhas no processo, devido a falta de padronização. No entanto, esse tipo de atuação gera prejuízos. Apesar de nem sempre se refletirem em prejuízos financeiros, processos inflados ou demorados afetam diretamente no processo produtivo de uma empresa. Visando isso, a CATALISA foi contratada  para otimizar e padronizar os processos de uma indústria de Cachoeirinha.

Por meio de visitas periódicas a fábrica, visando identificar os principais erros e gargalos da produção, a CATALISA estuda e adota metodologias eficazes para impactar a produção dessa empresa.

Acha que o Procedimento Operacional Padrão (POP) pode auxiliar sua empresa ? Entre em contato conosco! A CATALISA possui o direcionamento ideal e pode facilitar muito esse processo para você!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário