Análise de Layout: a solução de baixo custo para uma empresa de sucesso!

 em Produção

Com o desenvolvimento da Indústria 4.0, muito se vem discutindo em como a tecnologia pode auxiliar no aumento da produção e melhor aproveitamento dos materiais e resíduos. Além disso, é crescente a preocupação das empresas com a saúde dos funcionários e em melhor atender os seus clientes, buscando obter um posicionamento estratégico no mercado. Porém, o avanço tecnológico não implica necessariamente na aquisição de equipamentos mais modernos e é possível otimizar a produção e aumentar os lucros com nenhuma ou pouca alteração de processo, baixo investimento e ainda promovendo o bem-estar e segurança dos colaboradores. Sabe como? Com a análise de layout! 

 

O que é uma análise de layout e quais os benefícios para minha empresa? 

A análise do layout industrial é uma das metodologias do Lean Manufacturing, filosofia de gestão tão conhecida e comentada na atualidade. A metodologia busca otimizar a disposição espacial do ambiente de trabalho a fim de aumentar o desempenho dos processos produtivos, o que impacta diretamente na qualidade do serviço prestado pela empresa. Para isso, é feita a identificação de padrões de fluxo de materiais e informações, analisando gargalos e propondo melhorias.  Alguns benefícios da análise de layout são: 

  • Melhor eficiência produtiva e controle da qualidade, diminuindo retrabalhos 
  • Melhor utilização dos espaços físicos disponíveis, reduzindo a movimentação de pessoas e desvios de função, além de proporcionar uma distribuição mais assertiva de materiais e equipamentos 
  • Melhor alocação de recursos, com menor desperdício de matéria prima e diminuição da formação de estoques desnecessários 
  • Melhores condições de trabalho para os trabalhadores, reduzindo riscos de acidentes 

 

blue and yellow metal industrial machine

 

Como é feita uma análise de layout?  

serviço de análise de layout pode ser aplicado em qualquer lugar onde houver movimentação de materiais, informações, pessoas e equipamentos, ou seja, em qualquer setor produtivo. Ele envolve o estudo de uma série de fatores e deve ser construído in loco, no chão de fábrica, observando o ambiente de trabalho e como os processos então sendo desenvolvidos.  

Em um primeiro momento, é necessário retratar o layout atual, determinando a localização de cada instalação, equipamento e pessoal na planta, já que ajuda a obter uma ideia real do ambiente de trabalho e a identificar os possíveis gargalos e falhas no projeto. A partir daí muitas técnicas podem ser aplicadas para a formulação do novo layout

  • Mapeamento de processo: método que mapeia o fluxo das atividades existentes em determinada cadeia de processos, sendo útil para identificar a sequência lógica das etapas que compõe o processo produtivo, permitindo a melhor gerência dos mesmos. Você pode ler mais sobre o assunto acessando nosso blog clicando aqui.
  • Diagrama de Spaghetti: o diagrama é um recurso ilustrativo onde são traçadas em diferentes cores os fluxos das atividades no layout, mostrando a movimentação de um produto ou de um profissional dentro da planta, até a entrega do produto pronto. 
  • Mapeamento de Fluxo de Valor: diagrama que permite a visualização de como cada atividade do processo produtivo agrega valor ao produto que está sendo fabricado na visão do cliente, apontando os processos-chave da empresa e os pontos de desperdício. Você pode ler mais sobre o assunto acessando nosso blog clicando aqui.
  • Cronoanálise: o estudo de tempos e movimentos é uma ferramenta que ajuda a determinar o tempo necessário para que um operador treinado e qualificado, trabalhando em ritmo normal, execute uma tarefa específica; o tempo-padrão de operação. 

Com o estudo feito, ainda preciso escolher um tipo de layout que melhor se encaixa as necessidades da planta industrial, levando em consideração o tipo, o volume e a variedade de produtos a serem produzidos. 

Layout linear ou por produto  disposição linear e fixa das máquinas, seguindo uma sequência única. Favorece a produção automatizada e produção em larga escala, porém as linhas são dedicadas a um tipo exclusivo de produto e torna-se difícil de realizar ajustes e adaptações no processo, além de os gargalos ditarem o ritmo da produção. 

Layout funcional ou por processo – agrupa equipamentos e processos de funções semelhantes em setores de trabalho. Propício para produção em batelada, possuindo alta flexibilidade de processo e variabilidade de produtos, apesar de aumentar os deslocamentos entre áreas, assim como a complexidade do fluxo. 

Layout celular – combinação entre o layout linear e o funcional, onde a produção fica dividida em células especializadas de trabalho, arranjadas de forma lógica para linha do processo, sendo cada uma delas autogerenciável, ou seja, capaz de produzir todos os componentes de um mesmo grupo. Este layout agrega velocidade ao sistema, ainda permitindo flexibilidade entre lotes.  

Layout posicional ou por posição fixa – produto não pode ser movido, por razão de sua natureza de difícil locomoção, e, por isso, os operadores e peças movem-se ao seu redor. É o layout mais flexível, porém com menor volume de produção e grau de padronização. 

 

Case de sucesso:  Ragom Tintas

Empresa de tintas da região metropolitana de Porto Alegre, a Ragom necessitava otimizar o seu layout para reduzir gargalos e melhorar a padronização da produção. Através de várias visitas à planta, a Catalisa realizou o mapeamento do processo produtivo da empresa, elaborando um estudo aprofundado do layout da fábrica através da realização de cronoanálise dos processos e aplicando diagramas de spaghetti para melhorar a lógica da disposição dos equipamentos e da movimentação de pessoas e matéria-prima. A partir do estudo, o equipe da Catalisa elaborou documentos POPs (Procedimento Operacional Padrão) para cada uma das etapas produtivas e trouxe 6 opções de layouts diferentes, mais otimizados, que diminuíam em quase 50% o tempo de deslocamento dos colaboradores entre etapas.

Ficou interessado em aplicar uma análise de layout na sua empresa? Está pronto para diminuir perdas e aumentar lucros? A Catalisa tem experiência no assunto e pode te ajudar, entre em contato! 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário